Notícias

Câmara do TJ-SP mantém extinção de processo devido a litispendência

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

A 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) manteve, por maioria de votos, decisão do juízo da 30ª Vara Cível da Capital, que reconheceu a litispendência de embargos de terceiro movidos por empresa contra a penhora de cotas de fundo de investimento adquirido de organização insolvente, após a desconsideração da personalidade jurídica da devedora.

De acordo com o processo, a apelante ajuizou embargos para requerer a desconstituição da penhora, discutindo a insolvência do alienante das cotas e dos demais sujeitos do polo passivo das execuções em razão da desconsideração da personalidade jurídica.

A empresa, porém, já havia postulado embargos contra as mesmas partes anteriormente, discutindo se as cotas haviam sido adquiridas antes ou após a inclusão da alienante no polo passivo das execuções.

No entendimento da câmara, apesar da alegação de que os pedidos eram distintos, tal conduta caracteriza a litispendência.

"É preciso, ao meu ver, ter em conta a correlação entre o que foi deduzido e o que poderia ser deduzido, não podendo ser tida como adequada e admissível a renovação dos embargos pelo terceiro, para rediscutir 'ad eternitatem' o mesmo conjunto fático, induzindo uma litigância maculada pela frivolidade, possibilitada a renovação do mesmo instrumento defensivo várias e seguidas vezes", explicou o relator do caso, desembargador Fortes Barbosa.

O relator destacou, ainda, que a desconsideração da personalidade jurídica "sempre é decretada em benefício do credor, não podendo, de maneira colateral, trazer embaraço ao atendimento de sua pretensão satisfativa".

E concluiu, reafirmando decisão do juiz Guilherme Santini Teodoro: "a extinção fundada no artigo 485, inciso V do CPC de 2015, portanto, ao meu ver, se justifica, merecendo ser mantida a sentença atacada".

Completaram a turma julgadora os desembargadores Azuma Nishi, Jane Franco Martins, J. B. Franco de Godoi e Cesar Ciampolini. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Apelação nº 1023726-45.2021.8.26.0100

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 10 de março de 2017

Três municípios de Minas Gerais realizam novas eleições neste domingo (12)

Os eleitores das cidades mineiras de Alvorada de Minas, Ervália e São Bento Abade voltarão às urnas neste domingo (12) […]
Ler mais...
seg, 07 de dezembro de 2015

Vereadores de Santo Amaro/BA têm mandatos cassados por compra de votos nas Eleições de 2012

Após Ministério Público Eleitoral (MPE) reforçar os pedidos de impugnações dos mandatos de políticos por compras de votos durante as […]
Ler mais...
qua, 05 de setembro de 2018

Processo eletrônico dispensa agravante de juntar cópia de recurso na origem, diz STJ

Quando houver tramitação eletrônica do feito em primeira e segunda instâncias, o agravante não precisa juntar cópia da petição do […]
Ler mais...
seg, 14 de novembro de 2016

Comissão especial aprova reserva de vagas para mulheres no Legislativo

De acordo com a proposta, cota será inicialmente de 10%, com aumento gradativo em três legislaturas. Texto seguirá para análise […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram