Notícias

STF valida prazo para ajuizar ação sobre irregularidades em contas de campanha

quarta-feira, 07 de dezembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

O Supremo Tribunal Federal, por unanimidade, validou o prazo de 15 dias, a contar da diplomação, para o ajuizamento de representação que apure irregularidades na arrecadação e nos gastos de recursos de campanhas eleitorais. O caso foi analisado no Plenário Virtual.

A Procuradoria-Geral da República, autora da ação contrária, sustentava que o prazo, constante do artigo 30-A da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), incluído pela Lei 12.034/2009, era muito exíguo e impediria o controle efetivo do financiamento das campanhas políticas. Com isso, deixaria de proteger os valores da probidade administrativa, violando, com isso, o princípio da moralidade.

No voto, o relator, ministro Dias Toffoli, destacou que o eventual acolhimento do pedido da PGR afrontaria os postulados da celeridade, da duração razoável do processo, da segurança jurídica e da temporalidade dos mandatos, pilares da jurisdição eleitoral.

Dessa forma, Toffoli considerou incoerente acolher o pedido para invalidar o prazo de 15 dias, quando o próprio sistema estabelece o período máximo de um ano para o julgamento, em todas as instâncias, de processos que possam resultar em perda de mandato eletivo.

O ministro ainda lembrou que os prazos processuais, no direito eleitoral, são bastante diferenciados – e no geral menores – do que os previstos no Código de Processo Civil. Esses prazos, conforme o relator, ainda amparam um valor bastante caro à Justiça Eleitoral, que é a segurança jurídica.

Assim, ele analisou que a fixação do prazo, além de estar de acordo com os princípios que regem o processo eleitoral, garante "a estabilização do resultado das urnas, que refletem a vontade soberana do eleitor". Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Confira aqui o voto do relator
ADI 4.532

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 14 de maio de 2018

O limite imposto pelo Supremo Tribunal Federal para o foro especial é uma boa solução? SIM

Claudio Lamachia A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de restringir as possibilidades de uso do foro por prerrogativa de função —o […]
Ler mais...
sex, 25 de outubro de 2013

TRE-AL mantém afastamento do prefeito de Campo Grande-AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), por meio de decisão individual do desembargador eleitoral Alberto Jorge Correia, publicada no […]
Ler mais...
qui, 19 de outubro de 2017

Teste Público de Segurança da urna eletrônica traz transparência às eleições

O sistema eletrônico de votação a ser utilizado nas eleições gerais do ano que vem passará por avaliação entre os […]
Ler mais...
qui, 15 de outubro de 2015

Inscrições abertas para debate sobre minirreforma eleitoral no projeto Terceiro Turno

Estão abertas as inscrições para participar da edição de outubro do Terceiro Turno – Temas Eleitorais em Foco, projeto da Escola […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram