Notícias

TSE proíbe Zambelli de criar novos perfis nas redes sociais até a diplomação de Lula

segunda-feira, 21 de novembro de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

A deputada federal reeleita Carla Zambelli (PL-SP) está proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral de criar novos perfis nas redes sociais até a data da diplomação de Lula como presidente da República, o que deve ocorrer até 19 de dezembro.

A ordem foi dada pela presidência do TSE e prevê multa de R$ 100 mil por nova conta detectada, além da possibilidade de ser processada pelo crime de desobediência e da apuração de uso indevido dos meios de comunicação, que é causa de inelegibilidade.

A decisão foi tomada justamente porque Zambelli criou novas contas depois de ter seus perfis bloqueados nas redes sociais por ordem do TSE, graças ao apoio que deu às manifestações golpistas de bolsonaristas que interditaram estradadas por todo o país.

A ordem atingiu Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, Telegram, Tiktok, Gettr, Whatsapp e Linkedin. Quase imediatamente, a deputada federal, que se reelegeu em 2022, abriu novos perfis para reclamar das decisões judiciais que a atingiram.

Zambelli não tem se importado em descumprir ordens judiciais recentemente. Em 29 de outubro, ela descumpriu a lei eleitoral ao portar arma em público nas 24 horas que antecedem a votação do segundo turno. Ela sacou um revólver e ameaçou um homem durante uma confusão em São Paulo.

Na ocasião, defendeu que a norma criada pelo TSE seria ilegal e que estaria descumprindo-a deliberadamente. Já no caso dos bloqueios ilegais, ela incitou desrespeito às decisões judiciais e incentivou intervenção militar, em atentado contra o Estado Democrático de Direito.

Petição cível 0601853-20.2022.6.00.0000

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 26 de julho de 2013

Pleno condena ex-prefeito de Rio Rufino e absolve atual gestor municipal

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, à unanimidade, extinguiram a punibilidade do atual prefeito de Rio Rufino, […]
Ler mais...
sex, 14 de fevereiro de 2014

Curso de Direito Eleitoral

Nas manhãs e tardes dos sábados 22 e 29 de março e 5 e 12 de abril será realizado em […]
Ler mais...
seg, 16 de outubro de 2017

Expulsões atingem só 1% dos filiados com mandato

Por Bruno Vieira e Ricardo Magatti. Os partidos políticos brasileiros fazem uma espécie de limpa em seus quadros, com expulsões […]
Ler mais...
sex, 15 de junho de 2018

Processo administrativo disciplinar também deve cumprir ritos legais, diz TRF-1

Por Ana Pompeu Por invenção no processo legal, a Justiça Federal em Brasília mandou suspender a comissão de processo administrativo disciplinar que […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram