Notícias

Gilmar reconhece competência do TSE em disputa por comando do Pros

segunda-feira, 29 de agosto de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

O fato de faltar menos de um ano para as eleições, período no qual se assegura a estabilidade do processo eleitoral, associado à insegurança gerada pelas seguidas destituições da presidência do Diretório Nacional do Partido Republicano da Ordem Social, leva à conclusão de que eventuais decisões judiciais sobre o tema são de competência da Justiça Eleitoral.

Esse foi o entendimento do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, ao confirmar decisão do Tribunal Superior Eleitoral que garantiu a presidência do Pros a Eurípedes Júnior.

A decisão foi provocada por recurso de Marcus Holanda — então presidente da legenda — que alegou conflito de competência. Ele pedia a anulação da decisão do TSE e a manutenção da decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que, em março deste ano, o colocou na presidência do partido.

Ao decidir, Gilmar apontou que a disputa entre grupos que disputam o controle da legenda se alongou e que nas atuais circunstâncias impacta diretamente o processo eleitoral.

"Além disso, destaco que, ao contrário do alegado pelo suscitante, não se observa, no caso, viragem jurisprudencial do TSE sobre a matéria. Isso porque a Corte Eleitoral tem entendimento consolidado no sentido de que compete à justiça especializada dirimir controvérsias que, dentro do período de um ano anterior às eleições, possam impactar diretamente o pleito eleitoral", finalizou.

Clique aqui para ler a decisão
CC 8.247

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 14 de novembro de 2014

Prestação de Contas: prazo dos candidatos que disputaram 2º turno termina dia 25 de novembro

Encerrado o prazo, em 04 de novembro, os candidatos omissos já estão sendo notificados a cumprir o dever legal de […]
Ler mais...
ter, 30 de agosto de 2016

III FÓRUM DE DIREITO ELEITORAL - O QUE MUDA NAS ELEIÇÕES DE 2016

      Apresentação O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realiza por meio de sua Escola Nacional […]
Ler mais...
qui, 16 de dezembro de 2021

Indenização e multa não se confundem na aplicação de sanções por infrações civis ambientais, define Segunda Turma

Fonte: STJ Como decorrência do direito sancionatório, inclusive nas infrações ambientais, a aplicação de sanções deve levar em consideração as […]
Ler mais...
qua, 15 de maio de 2019

STF uniformiza entendimento sobre prazos em matéria criminal

Fonte: Boletim Jurídico  -  boletimjuridico.publicacoesonline.com.br O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na sessão desta quinta-feira (9), que o […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram