Notícias

TRE-SP multa Orlando Silva em R$ 5 mil após pedido de voto em podcast

segunda-feira, 01 de agosto de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Por constatar a configuração de propaganda eleitoral que extrapola os limites legais, a juíza Maria Claudia Bedotti, auxiliar de propaganda do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, determinou ao deputado federal Orlando Silva (PCdoB) o pagamento de multa de R$ 5 mil.

A decisão ratifica uma liminar concedida no início deste mês. No entanto, em vez de ordenar a remoção de todo o programa no qual as falas foram proferidas, Bedotti estipulou a retirada apenas do trecho em que Orlando, pré-candidato à reeleição, pede voto a um colega de Câmara.

A punição se refere à participação do congressista em um episódio do podcast do canal Inteligência Ltda., no fim do último mês, no qual debateu com o parlamentar Kim Kataguiri (União Brasil). Na ocasião, Orlando disse que, caso fosse eleito, cobraria cortes de privilégios de deputados: "Kim, vota em mim que eu resolvo! Se eu me eleger, eu vou garantir".

Mais tarde, no mesmo programa, Orlando alegou que as falas seriam uma manifestação humorística. "Todo mundo ouviu: eu disse, se eu pudesse pedir, eu pediria! O TRE é impessoal. Eu não falei que sou candidato, uai! Eu falei pra votar em mim, sabe pra quê? Pra Academia Brasileira de Letras, uai. Pra síndico do condomínio em Indaiatuba [SP]", ironizou.

Para a juíza, as falas "contêm inegável viés eleitoral e veiculam, sem qualquer sombra de dúvida, pedido explícito de votos para a disputa eleitoral vindoura". Assim, não seria válida a tese de que o deputado estava apenas sendo irônico.

"No campo da propaganda eleitoral vedada, vislumbra-se o pedido explícito de voto sem que ele esteja explicitado gramaticalmente, mas com significação que possa ser percebida e compreendida de forma direta pelo eleitor no discurso, sem dúvidas ou ambiguidades", assinalou Bedotti.

Orlando argumentava que seria impensável pedir voto a Kataguiri, pois ele é seu adversário político. No entanto, a relatora do caso no TRE-SP considerou que o deputado do PCdoB estava buscando voto dos ouvintes do programa.

A magistrada lembrou que o Inteligência Ltda. era transmitido ao vivo e possui grande audiência, o que poderia desequilibrar a disputa eleitoral — especialmente quando o conteúdo sofre edições e é disseminado por outros canais do YouTube.

"O trecho supracitado do podcast possui indubitável aptidão de desequilibrar a disputa, privilegiando o representado em detrimento dos demais candidatos que não participaram do aludido programa, em flagrante violação ao princípio da igualdade de oportunidades", destacou Bedotti.

A mesma juíza já havia estipulado multa idêntica ao apresentador José Luiz Datena, que até junho era pré-candidato ao Senado pelo Partido Social Cristão (PSC). Com informações da assessoria de imprensa do TRE-SP.

Clique aqui para ler a decisão
0600270-74.2022.6.26.0000

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 01 de junho de 2017

Presidente do TSE inaugura mostra “20 anos da Urna Eletrônica” em Brasília

Após o lançamento do Anuário da Justiça Brasil, o ministro Gilmar Mendes inaugurou em Brasília a exposição “20 anos da […]
Ler mais...
qua, 21 de junho de 2017

Cursos de Direito Eleitoral passam a ser exigência para promoção de juízes

O Direito Eleitoral está agora na lista de conteúdos obrigatórios às formações inicial e continuada de magistrados. A matéria agora […]
Ler mais...
sex, 16 de agosto de 2013

OAB quer reforma política que libere propaganda eleitoral na internet

Em audiência pública na Câmara que discutiu a reforma política, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus […]
Ler mais...
sex, 09 de maio de 2014

Ministro Dias Toffoli homenageia presidente do TSE

"Vossa Excelência é um predestinado e quis Deus que não fosse para as ciências exatas, ao invés de ser um […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram