Notícias

Telegram assina acordo com TSE para combater fake news nas eleições

segunda-feira, 04 de abril de 2022
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Migalhas

O Telegram assinou nesta sexta-feira, 25, termo de adesão ao programa permanente de enfrentamento à desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, promovido pelo TSE. A finalidade da parceria é combater as fake news relacionados à Justiça Eleitoral, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral nas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.

Com mais essa parceria, o TSE segue o objetivo e o fim de garantir a democracia por meio de informação correta à população.

TSE assina acordo com Telegram para combater fake news.(Imagem: Pixabay)
O termo de adesão foi celebrado gratuitamente, não implicando compromissos financeiros ou transferências de recursos entre o Telegram e o TSE, devendo cada uma das instituições arcar com os custos necessários às respectivas participações no Programa.

Pelo termo, o Telegram se compromete a manter o sigilo necessário sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrário outorgada pelo Tribunal.

Acesse a íntegra do termo de adesão.

O Programa

O Programa foi instituído pela primeira vez em agosto de 2019, após a experiência de ataques sofridos durante a campanha de 2018, e como forma de se preparar para as Eleições 2020. A parceria entre o TSE e diversas instituições se tornou um dos principais pilares do combate à desinformação, uma vez que contrapõe eventuais notícias falsas com notícias verdadeiras apuradas e checadas com o auxílio da imprensa profissional.

Além de contar com as principais instituições democráticas brasileiras, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, também fazem parte as principais plataformas de mídias sociais e de serviço de mensagens do mundo como Google, Facebook, Instagram e WhatsApp, bem como as agências de checagem de notícias, segmentos da imprensa, telecomunicações, tecnologia da informação, provedores de internet, agências de checagem e partidos políticos, entre muitos outros.

A lista completa das entidades pode ser conferida na página Desinformação, criada para dar amplitude ao programa e manter a sociedade atualizada sobre as ações.

Informações: TSE.

Por: Redação do Migalhas

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 03 de abril de 2020

Comprovante de pagamento de multa eleitoral não precisará mais ser apresentado aos cartórios eleitorais

Fonte: Considerando o aumento da demanda por serviços a distância, dadas as restrições de circulação de pessoas no momento atual, a Corregedoria-Geral […]
Ler mais...
sex, 29 de maio de 2020

Live: Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet

Na quinta-feira, 04/06, teremos mais uma edição do nosso #GRAConvida. Em um bate papo com Senadora Daniela Ribeiro, Liberdade, sobre […]
Ler mais...
qua, 24 de outubro de 2018

Alienações devem ter patrimônio somado para ganho de capital, diz Carf

Por Gabriela Coelho Na venda de duas empresas controladas, direta ou indiretamente, o custo contábil dos investimentos, para fins de eventual […]
Ler mais...
ter, 20 de outubro de 2015

TSE adotará aplicativo móvel para eleitor auditar resultado das Eleições 2016

Os eleitores poderão auditar o resultado do pleito municipal de 2016 por meio do Código QR – um código de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram