Notícias

Convênios poderão garantir inclusão de e-mail e celular para atos eletrônicos

quinta-feira, 02 de setembro de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Informações como e-mail e número de contato para envio de SMS e aplicativos de mensagens instantâneas poderão ser coletadas no primeiro contato de pessoas envolvidas em ações policiais e judiciais com o sistema de justiça.

Para isso, o Conselho Nacional de Justiça aprovou, na 336ª Sessão Ordinária, recomendação para a celebração de convênios entre os tribunais e os órgãos do ministério público, da defensoria pública e das polícias situados na área territorial de suas competências.

O intuito é dar mais eficiência à realização de citação, notificação e intimação por meio eletrônico, hoje dificultada pela falta de identificação do endereço eletrônico ou o contato telefônico quando o processo judicial já está em curso.

"A celebração de acordos de cooperação, nos termos da presente recomendação, soluciona esse problema já nas portas de entrada do sistema de justiça, estabelecendo o compromisso de que a qualificação de todos os envolvidos em procedimentos que possam ser judicializados passe a conter os referidos elementos", explicou o presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, relator do ato normativo.

A partir da recomendação, os tribunais deverão firmar cooperação regional com os órgãos locais. A orientação é que o termo de convênio já estabeleça o compromisso de que a qualificação completa e a anuência para envio de informações sejam feitas já no registro de ocorrência nas delegacias de polícia, nos primeiros atendimentos realizados pela defensoria pública, na qualificação de testemunhas nos procedimentos investigatórios criminais e na confecção das petições iniciais por advogados e advogadas.

"A sinergia entre todas as instituições envolvidas no processo judicial que a presente recomendação simboliza trará incontáveis benefícios para a sociedade e possibilitará uma prestação jurisdicional mais efetiva e em tempo razoável", completou Fux. Com informações da assessoria do CNJ.

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 04 de maio de 2017

TRE vai cancelar 34.543 títulos eleitorais em Alagoas

Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) informou que 34.543 títulos eleitorais dos mais de 35 mil que apresentavam pendências serão […]
Ler mais...
qui, 15 de setembro de 2022

Aprovada consulta sobre tempo de propaganda eleitoral de mulheres e pessoas negras

Fonte: TSE Na sessão administrativa desta terça-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) respondeu afirmativamente às indagações apresentadas em consulta […]
Ler mais...
qua, 17 de agosto de 2016

Órgãos de controle têm até esta segunda-feira (15) para enviarem listas de candidatos com contas rejeitadas

O prazo para que tribunais e conselhos de contas repassem à Justiça Eleitoral a relação dos ocupantes de cargos ou […]
Ler mais...
seg, 27 de junho de 2022

Certidão circunstanciada: mesmo sem votar, eleitor pode regularizar outros documentos que precisam do título

Fonte: TSE Durante o período em que o cadastro eleitoral está fechado, caso o eleitor necessite regularizar passaporte, CPF, solicitar […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram