Notícias

Supremo aprova lista tríplice só de mulheres para vaga no TSE

quinta-feira, 03 de junho de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Os ministros do Supremo Tribunal Federal indicaram três mulheres advogadas para a lista tríplice para preenchimento de vaga de juiz substituto no Tribunal Superior Eleitoral.

A partir do ofício enviado pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a lista formada para indicação do Supremo foi apregoada na sessão desta quarta-feira (2/6) na seguinte ordem: Ângela Baeta Neves, com 9 votos; e Marilda de Paula Silveira, com 8 votos, empatada com Maria Cláudia Bucchianeri, também com 8 votos. Dois votos foram para Maria Fernanda Pires de Carvalho.

A vaga ficou aberta depois que Carlos Bastide Horbach, que até então era juiz substituto, foi nomeado como juiz titular do tribunal, em 18 de maio. A votação foi eletrônica, e todos os 11 ministros votaram.

A indicação inédita é resultado de um projeto de Barroso, que há tempos planejava a formação de uma lista tríplice composta apenas por mulheres.

Agora, cabe ao presidente Jair Bolsonaro escolher uma das indicadas da lista tríplice para nomeação. Pela Constituição, o presidente da República é obrigado a nomear um dos nomes constantes da lista. As três indicadas têm ampla experiência na área da Justiça Eleitoral.

O TSE é composto de pelo menos sete juízes, sendo três vagas ocupadas por ministros do STF, duas por ministros do Superior Tribunal de Justiça  e duas a serem preenchidas por representantes da advocacia indicados pelo chefe do Poder Executivo. Nesse último caso, quando houver vacância, o presidente da República recebe uma lista tríplice elaborada pela Suprema Corte.

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 19 de novembro de 2020

Tribunais trabalham para mudar a cultura digital interna e adequar à LGPD

Fonte: Conjur As bases de dados do Poder público dispõem de muitas informações pessoais que vão desde a data de […]
Ler mais...
qui, 07 de agosto de 2014

TRE/DF fiscaliza propaganda eleitoral e apreende mais de 300 materiais nas vias públicas

Na madrugada desta quarta-feira (6), a Coordenação de Organização e Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE) realizou uma ‘ronda’ de fiscalização […]
Ler mais...
dom, 08 de maio de 2016

TRE/SP rejeita recurso do Ministério Público para aumentar multa aplicada a Michel Temer

Na sessão plenária desta terça-feira (3), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) negou recurso do Ministério Público Eleitoral […]
Ler mais...
ter, 30 de maio de 2017

Técnicos do TCE e do MPE recomendam rejeição das contas de Pezão em 2016

Corpo técnico do TCE-RJ recomenda rejeição das contas de Pezão e de Dornelles de 2016 por descumprir mínimo constitucional da […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram