Notícias

TRE-CE torna inelegível candidato a prefeito de Caucaia

quinta-feira, 06 de maio de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: TRE-CE

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, presidido pelo desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, deu provimento, por unanimidade, ao Recurso Eleitoral 0600101-44.2020.6.06.01, na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, oriundo de Caucaia, nesta sexta-feira, 23/4. A decisão tornou inelegível, por oito anos, Naumi Gomes de Amorim, candidato derrotado à reeleição, e cassou os registros de candidatura dele e de Eneas Campos Gois, candidato a vice-prefeito, por conduta vedada a agente público e abuso de poder político e de autoridade.

De acordo com os autos, o então candidato à reeleição em Caucaia, Naumi Gomes Amorim, utilizou as redes sociais da prefeitura para divulgar promoção pessoal, em desvio de finalidade da norma constitucional, ensejando o uso de verbas e bens públicos para benefício pessoal.

No voto, a juíza Kamile Castro avaliou: "Diante das postagens trazidas aos autos, verifica-se que o então prefeito e candidato representado valeu-se de sua condição de gestor municipal de Caucaia para desvirtuar a finalidade da publicidade institucional da Prefeitura, beneficiando sua candidatura. Na oportunidade, divulgou sistematicamente seu nome e imagem, em claro destaque à sua atuação pública, em meses próximos do período eleitoral, transmudando tal oportunidade em vasto e profícuo espaço de propaganda eleitoral, infringindo regras e antecipando o jogo democrático".

Nos pareceres de 1º e 2º graus, o Ministério Público Eleitoral destacou que "o alcance e visibilidade das postagens censuradas, no perfil da prefeitura municipal de Caucaia na rede social Instagram, que detinha, à época da propositura da presente lide, 45 mil seguidores, o que demonstra a repercussão e alcance da publicidade institucional em exame e sua reprovabilidade de forma a interferir no processo eleitoral de 2020 naquela zona".

Cabe recurso ao próprio TRE e ao TSE.

#PraTodosVerem: Print da tela de sessão por videoconferência do TRE-CE. Na imagem maior, o presidente do TRE-CE, desembargador Haroldo Máximo, que usa terno e gravata. Ao lado, componentes da corte, em fotos menores.

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 17 de junho de 2013

TRE-RR recebe denúncia contra o deputado estadual Dhiego Fogaça

  O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) recebeu na sessão realizada na tarde de hoje (10), à […]
Ler mais...
qui, 28 de março de 2019

Suspeitas de desvios na cota de gênero refletem baixa representatividade feminina na política, apontam especialistas

RIO — Mais de cinco décadas distanciam Josete Martins Ramos, de 76 anos, e Danielle Alves, de 17. A estudante nunca votou, […]
Ler mais...
qua, 11 de dezembro de 2013

Mantida multa a ex-prefeito de Cianorte-PR por propaganda em site da prefeitura

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, na sessão desta terça-feira (10), multa de R$ 20 mil aplicada ao ex-prefeito de […]
Ler mais...
sex, 10 de maio de 2013

Mantida aprovação das contas de campanha de Hélio Costa ao governo de MG

Candidato a governador de Minas Gerais pelo PMDB em 2010, Hélio Costa teve a aprovação de suas contas de campanha, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram