Notícias

Omissão parcial em prestação de contas de convênio não gera inelegibilidade, diz TSE

quinta-feira, 04 de março de 2021
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Fonte: Conjur

Para definir a inelegibilidade dos que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável, não basta que a conduta configure, em tese, ato de improbidade administrativa. É preciso também elementos que indiquem dolo, má-fé, enriquecimento ilícito ou lesão ao erário.

Com esse entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral negou provimento a recursos ajuizados por um vereador de Sete Barras (SP) e pelo Ministério Público Eleitoral contra a decisão do Tribunal Regional Federal que deferiu pedido de registro de candidatura de Dean Martins, reeleito prefeito do município na eleição de 2020.

As partes defenderam a inelegibilidade do candidato porque as contas do balanço de 2017 de consórcio intermunicipal de conservação de vias públicas, que estava sob responsabilidade de Dean Martin, foram rejeitadas.

O Tribunal de Contas de São Paulo rejeitou as contas por ausência de demonstrativos contábeis, o que impede o conhecimento da situação financeira e patrimonial do consórcio. O acórdão do órgão aponta que a prestação parcial de contas pode caracterizar ato de improbidade administrativa, pela violação aos deveres de legalidade e de lealdade as instituições.

Por maioria, o TSE manteve a decisão do TRE-SP no sentido de que esse cenário de omissão parcial na prestação de contas não atrai a inelegibilidade do artigo 1º, inciso I, alínea 'g' da Lei Complementar 64/1990.

Prevaleceu o voto divergente do ministro Tarcísio Vieira de Carvalho, seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell, Sérgio Banhos e Luís Roberto Barroso. Para eles, a apresentação parcial dos documentos na prestação de contas difere da completa omissão e não tem gravidade suficiente para afastar a reeleição do candidato.

O que reforça esse entendimento, segundo o ministro Tarcísio, é o fato de que o Tribunal de Contas paulista aplicou apenas multa ao agente público, sem imputação de débito, nota de improbidade ou indicativo de dano ao erário.

Ficou vencido o relator, ministro Luiz Edson Fachin, para quem a inelegibilidade é manifesta porque a omissão não é mera irregularidade. "Sem que se possa realizar escrutínio da contabilidade, sequer é possível saber quais irregularidades e seu impacto na prestação de contas. Omissão caracteriza o dolo", afirmou.

REspe 0600135-02.2020.6.26.0172

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 11 de dezembro de 2013

Pleno do TRE não cassa diploma de prefeito e vice de Querência-MT

Na sessão plenária desta terça-feira (10/12), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso negou provimento a recurso que […]
Ler mais...
qua, 04 de setembro de 2019

Com cláusula de barreira, deputado quer saber abrangência para mudar de partido

Fonte: Conjur Para saber a partir de quando o parlamentar pode deixar o partido que não atingiu cláusula de barreira, […]
Ler mais...
ter, 21 de julho de 2015

TRE-PI mantém sentença que cassou prefeito e vice-prefeito de São Julião

Em sessão dessa segunda-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a sentença do Juiz da 40ª Zona […]
Ler mais...
sex, 12 de agosto de 2016

TSE extingue ações por infidelidade partidária contra deputado de Alagoas

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral decidiram, por unanimidade, extinguir três pedidos, sem julgamento do mérito, que solicitavam a decretação da perda […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram