Artigos

A prova de que em Direito se prova qualquer coisa!

segunda-feira, 02 de abril de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por Lenio Luiz Streck

Caricatura Lenio Luiz Streck (nova) [Spacca]

Em homenagem à Santa Páscoa, publico esta coluna mostrando como há coelhos espalhados por todo o Brasil.

Cena 1. O doutorando coelho saiu de sua toca com o seu lepitopi e pôs-se a trabalhar. Passou por ali a mestranda raposa — que fazia dissertação sobre o tema Interpretação Conforme a Alimentação das Raposas: as obviedades do óbvio na cadeia alimentar — e viu aquele suculento coelhinho “a disposição”. E salivou, curiosa, perguntando:

"— Coelhinho, o que você está fazendo aí tão concentrado?" Estou redigindo a minha tese de doutorado, respondeu o coelho. "Chama-se De como os coelhos são os predadores naturais das raposas. Já tem até banca formada: um jornalista, um juiz e um ministro".

E a raposa: “Ora, isso é ridículo! Nós, raposas, é que somos os predadores dos coelhos! Somos os juízes naturais dos cunniculs. Todos sabem disso”.

E redarguiu o coelho: "— Posso demonstrar o que estou dizendo. Acompanhe-me à minha toca-biblioteca".

O coelho e a raposa entram na toca. Instantes depois, ouvem-se alguns ruídos indecifráveis. Em seguida o coelho volta, sozinho, e retoma os trabalhos da sua tese.

Cena 2. O coelho continua trabalhando. Passa o bacharel lobo, que fazia mestrado sobre Como Aprender a preparar coelhos suculentos – o universo da Globo News em fogo brando. Ao ver o apetitoso coelhinho, salivou e perguntou sobre a tese.

E o coelho respondeu: “Minha tese de doutorado, caro lobo, é demonstrar que nós somos os grandes predadores dos lobos”. "E posso demonstrar. Acompanhe-me". E ambos desaparecem biblioteca a dentro. Ao depois, ouvem-se ruídos. E o coelho retorna sozinho, com seu lepitopi. Agora acende um Partagás. E faz olhar blasé.

Cena 3. Passa o doutorando coiote. Debaixo do braço trazia o livro Resumos simplificados sobre como devorar coelhos, raposas e quejandos. Ao ver o coelho, agradeceu aos céus pelo maná. Mas, antes de trinchar o coelho, indagou-lhe acerca do que fazia.

E o cunniculum respondeu: “estou concluindo minha tese que tem o título Reviravolta culinário-pragmática no ecossistema: a vez dos coelhos devorarem coiotes - análise epistemológica a partir de um predatorium turnprovocado pela vontade de poder”.

O coiote rolava de rir. E o coelho, como das vezes anteriores, disse que poderia facilmente provar a sua tese. E lá se foram, coelho e coiote, para a biblioteca. De novo, ruídos e sons estranhos. E o coelho retorna ao trabalho no seu lepitopi.

Cena 4. Em cena fechada — que somente nós podemos ver — dentro da toca-biblioteca vê-se uma enorme pilha de ossos e pelancas de diversas ex-raposas, ex-lobos e ex-coiotes. Ao centro das três pilhas de ossos, charutos e vinho, um enorme Leão, bem alimentado, a palitar os dentes. No seu peito estava pendurado um crachá, com a inscrição (o leitor pode preencher à vontade: Orientador, Relator do processo, Ministro, Juiz, etc.).

Moral da história: — Não importa quão absurda é a tese (ou causa) que você pretende sustentar (na academia ou nos tribunais). Basta ter poder. Ou estar ao lado do poder. E imitar Humpty Dumpty, dando às palavras o sentido que quiser. E, é claro, ter a mídia (especialmente a Globo News) do seu lado. Claro: não devia ser desse modo. Mas, infelizmente, tem sido.

Por isso temos de controlar o poder. Ou seremos devorados. Na toca-biblioteca.

OBS. Como consta nas tarjas dos filmes, sinto-me na obrigação de referir que esta singela coluna foi produzida em ambiente controlado, por profissional habilitado e nenhum coelho, raposa, lobo ou coiote foi maltratado durante a sua realização!

Uma Feliz Páscoa para todos! Inclusive para os haters e os néscios. O ninho deles está guardado para uma outra coluna.

Fonte:https://www.conjur.com.br/2018-mar-29/senso-incomum-prova-direito-prova-qualquer-coisa

Categoria(s): 
Tag(s):

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 27 de maio de 2020

Por Caetano Cuervo Lo Pumo, Caroline Rocha, Gabriela Rollemberg e Guilherme Sturm: Convenções partidárias virtuais: Aspectos gerais e questões específicas para sua realização diante do contexto do covid-19

Fonte: Migalhas Introdução Em virtude da crise do coronavírus (covid-19), muito tem se falado em eventual adiamento do processo eleitoral […]
Ler mais...
sex, 05 de junho de 2020

Por Luiz Eduardo Peccinin: O inquérito das fake news no STF pode levar à cassação de Jair Bolsonaro no TSE?

Fonte: JOTA Os fatos apurados no âmbito do Inquérito 4781/DF, aberto por determinação do presidente do STF, Dias Toffoli, podem […]
Ler mais...
dom, 20 de fevereiro de 2022

Teste para o gravação

20
Ler mais...
qui, 29 de março de 2018

A questão do autofinanciamento de campanhas eleitorais para 2018

1. Introdução O Congresso Nacional, ao realizar sua tradicional minirreforma eleitoral, em anos ímpares, visando às eleições nos anos pares […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram