Notícias

Câmara aprova fim das coligações e volta da cláusula de barreira para partidos

quarta-feira, 06 de setembro de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno proposta de emenda à Constituição que acaba com coligações para eleições proporcionais e cria cláusula de desempenho para os partidos terem acesso ao Fundo Partidário e a tempo de propaganda em rádio e TV.

Câmara aprova fim das coligações partidárias e cláusula de desempenho para partidos terem acesso a fundo partidário e tempo de TV.
Valter Campanato/Agência Brasil
O substitutivo à PEC 282/2016, elaborada no Senado, foi aprovado nesta terça-feira (5/9) por 384 votos favoráveis a 16. Após a votação, a sessão da Câmara foi encerrada porque o Congresso vai se reunir em sessão conjunta para votar a nova meta fiscal.

De acordo com o substitutivo aprovado, feito pela deputada Shéridan (PSDB-RR), haverá uma transição da cláusula de desempenho ao longo das eleições seguintes até as de 2030. Para os partidos que desejarem disputar as eleições juntos, a proposta cria a federação partidária.

A diferença entre a federação partidária e as coligações é que os partidos têm de atuar juntos durante toda a legislatura. Caso esse pacto seja quebrado, as siglas podem perder tempo de propaganda gratuita e recursos do Fundo Partidário.

Segundo o site da Câmara dos Deputados, vários líderes partidários fecharam um acordo para votar o texto principal da PEC 282 nesta terça-feira e os destaques apresentados na próxima semana, mas apenas depois da análise de outra PEC 77/03, que trata do sistema eleitoral a ser usados nos próximos pleitos — se distritão ou distrital misto. Com informações da Agência Câmara.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2017-set-05/camara-aprova-fim-coligacoes-volta-clausula-barreira

Categoria(s): 
,
Tag(s):

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 17 de maio de 2017

Relatório institui sistema eleitoral de listas fechadas e novo fundo de financiamento de campanha

O relatório parcial 3/17 da reforma política, elaborado pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), institui novo sistema para eleição de deputados […]
Ler mais...
sex, 22 de outubro de 2021

Uso de lei anti-revenge porn para ensaio em revista vazado tem empate no STJ

Fonte: Conjur A 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça vai passar por voto de desempate para definir se a […]
Ler mais...
sex, 09 de março de 2018

Plenário revoga trechos da resolução que trata de pesquisas eleitorais

Durante sessão administrativa desta quinta-feira (8), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, revogar trechos da Resolução […]
Ler mais...
seg, 19 de novembro de 2018

Barroso dá três dias para Bolsonaro explicar as contas da campanha

Por Gabriela Coelho O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral, deu três dias para que a campanha de Jair […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram