Notícias

TSE apresenta sistema eletrônico de votação à comissão da Guiné-Bissau

quarta-feira, 16 de agosto de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Na manhã desta terça-feira (15), integrantes da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau participam de uma apresentação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conhecer mais sobre o sistema eletrônico de votação brasileiro.

Especialista em informática, um dos integrantes do grupo é Mamadu Iaia Bari, que destacou o seu interesse em conhecer o processo de construção do sistema de votação para além da urna eletrônica. “Compreendemos que a urna é fruto de um processo. Então, a questão não está em ter a urna em si, mas, sobretudo, entender o processo de construção”, disse ele ao lembrar as várias etapas enfrentadas para desenvolver a urna eletrônica no modelo atual.

“Nossa intenção não é levar a urna para nosso país, mas começar paulatinamente a melhorar nosso sistema em direção à votação eletrônica”, afirmou.

O técnico também fez referência à segurança do voto em nosso país. “Tudo o que se faz no tocante ao processo eleitoral, baseia-se no princípio de confiança. E a confiança é gerada por mecanismos de segurança sólidos e estáveis. A experiência do TSE será uma espécie de bíblia que a nossa Comissão vai ter realmente que seguir para criar uma estrutura como ela deve ser”, enfatizou.

Giuseppe Janino

Quem conduz a comissão para conhecer mais sobre o desenvolvimento da urna eletrônica é o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, que classifica o encontro como uma oportunidade bastante importante de o Brasil passar o seu conhecimento para outros países.

“Nós somos referência mundial nesse assunto e o acordo de cooperação firmado com Guiné-Bissau é uma oportunidade para o Brasil transferir conhecimento. O acordo não é para ceder equipamento ou transferir softwares, e, sim, transferir conhecimento, pois cada país tem sua realidade, o sistema eleitoral brasileiro foi desenvolvido para a realidade do povo brasileiro com todas suas peculiaridades e características. Portanto, que os países possam estabelecer essa linha de trabalho desenvolvida no Brasil de acordo com as suas próprias características e peculiaridades”.

Giuseppe lembrou que o Brasil tem 20 anos de utilização do voto informatizado e, durante esse tempo, não há sequer uma fraude detectada e comprovada, “o que demonstra o quanto o sistema evolui a cada dia trazendo transparência e segurança para o processo eleitoral”.

Após uma série de programação nas dependências do TSE em diversas áreas durante esta semana, a delegação seguirá para Manaus (AM) no dia 19, onde acompanhará a preparação para o segundo turno das eleições para governador do Amazonas, marcado para o próximo dia 27 de agosto.

Fonte:http://www.tse.jus.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 01 de outubro de 2018

TSE afirma que cancelou 3,3 milhões de títulos por ausência de biometria

Por Gabriela Coelho Em manifestação enviada ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira (24/9), o Tribunal Superior […]
Ler mais...
sex, 20 de setembro de 2013

TRE-SC inocenta prefeito de Ituporanga de suposto crime eleitoral

Os juízes do TRE-SC negaram provimento ao recurso que pedia a condenação do prefeito e da vice-prefeita de Ituporanga por […]
Ler mais...
seg, 24 de setembro de 2018

Barroso é novo relator de ação que pede voto a eleitores sem biometria

Por Gabriela Coelho O ministro decano do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello, afirmou estar impedido para analisar a ação  do […]
Ler mais...
sáb, 21 de maio de 2016

Inscrições abertas para o seminário “As Eleições Municipais e os Desafios da Justiça Eleitoral”

Estão abertas as inscrições para o seminário “As Eleições Municipais e os Desafios da Justiça Eleitoral”, que acontece no dia […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram