Notícias

CCJ do Senado aprova criação de documento único de identificação

segunda-feira, 10 de abril de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A criação do Documento de Identificação Nacional (DIN) foi aprovada nesta quarta-feira (5/4) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Agora, a medida será votada pelo plenário. A ideia é que o documento concentre todas as informações básicas dos brasileiros —Registro Geral, Carteira Nacional de Habilitação e título de eleitor.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 19/2017 prevê a emissão do documento pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral a outros órgãos. De acordo com a iniciativa, o DIN dispensará a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido.

Nesse documento, que será impresso pela Casa da Moeda, o Cadastro de Pessoa Física será usado como base para a identificação do cidadão. Já os documentos emitidos pelas entidades de classe somente serão validados se atenderem aos requisitos de biometria e de fotografia conforme o padrão utilizado no DIN.

Conforme o texto, o DIN será emitido com base na Identificação Civil Nacional (ICN), criada pelo projeto com o objetivo de juntar informações de identificação do cidadão. A nova base dados será gerida pelo TSE, que garantirá o acesso à União, aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e ao Poder Legislativo.

A integração da ICN ocorrerá ainda com os registros biométricos das polícias Federal e Civil. A proposta prevê punição para a comercialização, total ou parcial, da base de dados da ICN, com pena de detenção de 2 a 4 anos, além de multa para quem descumprir essa proibição.

O projeto cria ainda um comitê, composto por três representantes do Executivo federal; três representantes do TSE; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal e um do Conselho Nacional de Justiça. O grupo deverá recomendar o padrão biométrico da ICN; a regra de formação do número da ICN; o padrão e os documentos necessários para expedição do DIN; os parâmetros técnicos e econômico-financeiros da prestação dos serviços de conferência de dados que envolvam a biometria; e as diretrizes para administração do Fundo da Identificação Civil Nacional (FICN), também criado pelo projeto.

O fundo será gerido e administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral para custear o desenvolvimento e a manutenção da ICN e das bases por ela utilizadas. Ele será composto por dinheiro do Orçamento da União e da prestação de serviços de conferência de dados, por valores da aplicação de seus recursos e por outras fontes, tais como convênios e doações.

Idealizada pelo ministro Dias Toffoli, ex-presidente do TSE, a iniciativa já despertou resistência em 26 tribunais de Justiça do país, conforme relatou a revista eletrônica Consultor Jurídico: presidentes dos TJs e corregedores entendem que a competência de registros públicos é da Justiça comum. Com informações da Agência Senado.

Leia a matéria completa em :

Conjur

http://www.conjur.com.br

 

Acesso em 10/04/2017

Categoria(s): 
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 21 de novembro de 2018

Procuradora Cristiana Ziouva toma posse como conselheira do CNJ

A Procuradora Regional do Estado de São Paulo, Maria Cristiana Simões Amorim Ziouva, tomou posse como conselheira do Conselho Nacional […]
Ler mais...
sex, 06 de junho de 2014

Aplicativo de celular vai permitir que cidadão denuncie propaganda irregular ao TRE

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba está estudando a criação de um aplicativo para celular que será um canal de […]
Ler mais...
sex, 26 de abril de 2019

Plenário decide pela convocação de eleição suplementar em Mirandópolis (SP)

Fonte: www.tse.jus.br O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, na sessão plenária desta quinta-feira (25), pela convocação de eleição suplementar para a […]
Ler mais...
qua, 21 de fevereiro de 2018

Plenário reverte cassação de tempo de propaganda partidária do PSB

Decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu, na sessão desta quinta-feira (9), a cassação de 20 minutos do […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram