Notícias

Eleições Seguras: assinatura digital e lacração asseguram autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais  

sexta-feira, 02 de setembro de 2016
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Na próxima terça-feira (6), o  realizará, a partir das 18h, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília, a abertura solene da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2016. A cerimônia, aberta ao público, é mais uma das ações da Justiça Eleitoral que buscam dar transparência e demonstrar a segurança de todo o sistema eletrônico de votação, em vigência há 20 anos no país.

Na cerimônia, os sistemas eleitorais serão lacrados e assinados digitalmente pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e por instituições convidadas: Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  partidos políticos, Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (antiga Controladoria-Geral da União), Departamento de Polícia Federal (DPF), Sociedade Brasileira de Computação e Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e universidades.

A finalidade da cerimônia é demonstrar a segurança e a credibilidade dos programas computacionais utilizados na eleição. Esse evento, portanto, encerra a fase de compilação dos códigos-fonte que compõem o sistema eletrônico de votação.  A cerimônia está prevista na Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), segundo a qual “a Justiça Eleitoral deve apresentar os programas eleitorais em suas versões finais para análise, aos representantes credenciados dos partidos políticos e coligações, até 20 dias antes das eleições, nas dependências do TSE”.

A assinatura digital busca assegurar que o software da urna não foi modificado de forma intencional ou não perdeu suas características originais por falha na gravação ou leitura, ou seja, se a assinatura digital for válida, significa que o arquivo não foi modificado. O procedimento também assegura a autenticidade do programa, confirmando que ele tem origem oficial e foi gerado pelo TSE.

Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, a cerimônia foi sempre muito bem elaborada ao longo desses 20 anos. “O evento  permite que o cidadão brasileiro, por meio de entidades e instituições, participe efetivamente do processo eleitoral”, diz.

Janino afirma ainda que “o procedimento acontece para averiguar se todos os sistemas são do TSE e se estão íntegros”. Para ele, sem dúvida, essa é mais uma etapa que garante a integridade e a segurança, pois permite que todo o processo esteja o mais transparente possível.

Passo a passo

O evento consiste, em resumo, na instalação, compilação – que transforma códigos-fonte em arquivos executáveis – e assinatura digital dos programas computacionais que serão utilizados nas Eleições 2016. Depois de analisados pelos interessados, os sumários digitais dos sistemas serão salvos em mídias não regraváveis e assinados digitalmente. Após receberem as assinaturas digitais, os arquivos serão lacrados fisicamente. Uma cópia será armazenada na Sala-Cofre do TSE, ficando sob guarda sigilosa. Outras 26 cópias dos DVDs serão encaminhadas aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que realizarão eleições este ano.

Desde o dia 1º de abril, os programas de computador utilizados nas urnas eletrônicas estão disponíveis para acompanhamento e consulta (de suas fases de especificação e de desenvolvimento) por técnicos indicados pelos partidos, pelas coligações e por todas as demais entidades previstas na no art. 66, parágrafo, 1º, da Lei nº 9.504/1997.

Segundo o Calendário Eleitoral, esta quarta-feira (31) é o último dia para que o TSE convoque as instituições que acompanharam a primeira fase a participar da Cerimônia do dia 6 de setembro.

IC/LC

 

Acesso em 02/09/2016

Leia notí­cia com­pleta em:

TSE

http://www.tse.jus.br/

Categoria(s): 
,
Tag(s):
,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 18 de outubro de 2017

Reforma Política regulamenta distribuição de fundo eleitoral para as Eleições 2018

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, falou sobre a Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional para […]
Ler mais...
sex, 26 de março de 2021

Terceira Seção declara ilegal greve dos servidores do DNIT em 2008 e fixa indenização em R$ 100 mil

Fonte: STJ A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acolheu pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes […]
Ler mais...
ter, 24 de outubro de 2017

Rosa Weber suspende portaria que muda regras de combate ao trabalho escravo

ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber suspendeu em decisão liminar (provisória) a portaria do Ministério do Trabalho que […]
Ler mais...
sex, 13 de junho de 2014

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal condena facebook a retirar mais propagandas eleitorais irregulares

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal , por meio de seus Desembargadores Eleitorais, condenou o facebook a retirar mais […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram