Notícias

TER/SC mantém registro cassado do prefeito e vice de Paial

sexta-feira, 07 de novembro de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) decidiram manter a cassação dos diplomas e a inelegibilidade por oito anos de Aldair Antônio Rigo e Lidaci Luterek Lopes Cromianski, prefeito e vice de Paial eleitos em 2012.

A ação de investigação judicial eleitoral foi proposta pela coligação “Todos por Paial” (PMDB-PSB-PSDB-PSD), concorrente dos requeridos no pleito municipal.

Entre as denúncias, o prefeito e vice de Paial são acusados por confecção de revistas mostrando o trabalho do candidato à reeleição durante o seu primeiro mandato e o pagamento de anúncio em jornal local divulgando ações em período proibido. O impresso teria sido ainda distribuído por agentes comunitários de saúde.

Além disso, segundo a acusação, os investigados contrataram máquinas com escolha do beneficiário; utilizaram bens públicos em benefício próprio e usaram espaço público para promover a candidatura e realizar comício de encerramento da campanha no Centro de Eventos Claudino José Lippert.

Entre as alegações de defesa, os acusados disseram que a revista apenas noticiou as ações que foram implementadas pelo governo e que as fotografias lá presentes e as alusões a nomes não revelam abuso de poder político por promoção pessoal e ainda negaram a existência de contrato entre a Prefeitura e o Jornal Folha Sete, frisando que as notícias apenas divulgaram os acontecimentos no município.

O recurso foi interposto contra a sentença proferida pelo Juízo da 61ª Zona Eleitoral - Seara (Paial), que julgou procedente, em parte, o pedido veiculado na ação de investigação judicial eleitoral, cassando os diplomas de prefeito e vice, declarando-os inelegíveis para as eleições que se realizem nos oito anos seguintes e condenando-os, ainda, ao pagamento de multas, por violação aos arts. 41-A, 73 (incs. I, IV e VI, b, e §4°) e 74, todos da Lei 9.504/1997, bem como ao art. 22 da Lei Complementar n. 64/1990.

Da decisão, publicada nesta segunda-feira (03) no acórdão 30234, cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Acesso em 07/11/2014

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
www.tre-sc.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 23 de outubro de 2018

Eleitores não podem ser presos nem detidos a partir de hoje (23)

A partir desta terça-feira (23) até 48 horas depois do término da votação no próximo domingo, nenhum eleitor poderá ser […]
Ler mais...
sex, 29 de julho de 2016

TSE divulga limites de gastos de campanha e contratação de pessoal nas Eleições 2016

Foram publicadas no Diário de Justiça Eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral (DJe/TSE) as tabelas atualizadas com os limites de gastos […]
Ler mais...
sáb, 30 de julho de 2016

Publicidade paga de pré-candidato em rede social deve ser permitida

Por Pedro Rezende de Magalhães As recentes alterações na legislação eleitoral tem suscitado toda sorte de questionamentos pelos pré-candidatos a […]
Ler mais...
ter, 30 de maio de 2023

TSE discute se candidatura fictícia derruba chapa mesmo com 30% de mulheres

Fonte: Conjur Por Danilo Vital O rigor com que o Tribunal Superior Eleitoral trata os casos de fraude à cota de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram