Notícias

Horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa em 19 de agosto

quinta-feira, 07 de agosto de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão tem início em 19 de agosto. Os programas eleitorais serão veiculados até 2 de outubro, a três dias do pleito. Em caso de segundo turno, as transmissões começam a partir de 48h após a proclamação dos resultados do primeiro turno e se encerram em 24 de outubro.

A propaganda eleitoral gratuita será transmitida por emissoras de rádio, inclusive as comunitárias, assim como as de televisão que operam em VHF e UHF. Também será veiculada pelos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) criou o Pool de Emissoras. A ideia consiste em centralizar, num espaço oferecido pelo próprio Tribunal, um grupo de emissoras de TV e rádio que contribuem com recursos tecnológicos ou humanos, para a geração do horário eleitoral gratuito e a distribuição do seu sinal para esses canais.

Nas Eleições 2014, as emissoras que formam o Pool são: TV Bandeirantes, Globo, Record e SBT. Quanto às transmissões de rádio, os veículos participantes no primeiro turno são CBN, Rádio Câmara e Rádio Senado. No segundo turno, além desses, estará presente a Rádio Justiça.

A distribuição do horário eleitoral gratuito será discutida nesta sexta-feira (8), às 9h30, no TRE-DF.

Há dois tipos de propaganda eleitoral por meio de rádio e televisão: propaganda eleitoral em bloco e a propaganda em inserções. Cada uma possui regras próprias quanto à sua distribuição.

 

Propaganda em rede ou bloco

É aquela divulgada em todas as emissoras simultaneamente em horários preestabelecidos. Nesse tipo de propaganda, as emissoras deverão cortar de sua parte final o que ultrapasse o tempo determinado no plano de mídia e, caso a duração seja insuficiente, o tempo será completado pela emissora geradora com a veiculação dos seguintes dizeres: “HORARIO RESERVADO À PROPAGANDA ELEITORAL GRATUITA – Lei no. 9.504/1997”51.

1º Turno:

Período 19 de agosto a 02 de outubro de 2014
Dias da semana De segunda-feira a sábado
Quantidade Dois programas diários
Duração diária 100 minutos (dois programas de 50 minutos)
Veículos Rádio e televisão

Divisão do horário por dias da semana:

Dias da semana Cargos
Segundas, quartas e sextas Governador, Senador e Deputado Distrital
Terças, quintas e sábados Presidente da República e Deputado Federal

A grade horária dos programas é a seguinte, observado o horário de Brasília-DF:

Veículo Turno Horário
Radio

 

Manhã das 7h às 7h50
Tarde das 12h às 12h50
Televisão

 

Tarde das 13h às 13h50
Noite 20h30 às 21h20

2º Turno:

Período Poderá iniciar a partir de 48h da proclamação dos resultados do primeiro turno até 24 de outubro
Dias da semana De segunda-feira a domingo
Quantidade Dois programas diários
Duração diária 40 minutos (dois programas de 20 minutos)
Veículos Rádio e Televisão

No segundo turno, o tempo reservado ao horário eleitoral gratuito em rede é igualmente dividido entre os candidatos. Onde houver segundo turno para presidente e governador, o horário reservado à propaganda para governador se inicia imediatamente após o término do reservado para presidente.

 

Inserções

São propagandas que ocorrem durante a programação normal das rádios e televisões, veiculadas ao longo dos intervalos comerciais, com duração de até 60 segundos.

As emissoras de rádio e televisão deverão evitar a veiculação de inserções idênticas no mesmo intervalo ou, não sendo isso possível, deverão, ao menos, cuidar para que não sejam transmitidas uma em sequência à outra.

As inserções cuja duração ultrapasse o estabelecido no plano de mídia terão cortada a parte final.

É vedada a utilização de gravações externas, montagens ou trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais, e a veiculação de mensagens que possam degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação.

As inserções no rádio e na televisão serão calculadas à base de 30 segundos e poderão ser divididas em módulos de 15 segundos, ou agrupadas em módulos de 60 segundos, a critério de cada partido político ou coligação.

Período 19 de agosto a 02 de outubro de 2014
Dias da semana De segunda-feira a domingo
Quantidade Diariamente (desde o primeiro turno)
Duração

 

30 minutos (divididos em inserções de ate 60 segundos) em 4 blocos de audiência (das 8 às 12, 12
às 18, 18 às 21, 21 às 24 h), de modo que o número de inserções seja dividido igualmente.
Veículos Radio e Televisão

No primeiro turno, o tempo destinado às inserções será dividido em partes iguais – 6 minutos para cada cargo – para a utilização nas campanhas dos candidatos as eleições majoritárias e proporcionais, bem como de suas legendas partidárias ou das que componham a coligação, quando for o caso.

No segundo turno, o tempo de propaganda, que era de 30 minutos diários no primeiro turno, continua o mesmo para o segundo, bem como a exibição de inserções aos domingos e a organização em blocos de audiência, divididos igualitariamente. Entre os concorrentes para o mesmo cargo, o tempo e dividido entre eles, também de forma igualitária.

Mais informações sobre a Propaganda Eleitoral Gratuita no Rádio e na Televisão podem ser visualizadas na Cartilha da Propaganda Eleitoral.

 

Acesso em 07/08/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
www.tre-df.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 05 de junho de 2020

Operação da PF investiga desvio do Fundo Eleitoral na campanha de 2018 no Ceará

Fonte: Diário do Nordeste A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (1º) a operação Spectrum, para investigar possível desvio de recursos do […]
Ler mais...
ter, 16 de maio de 2017

FORMALISMO DESNECESSÁRIO Nulidade absoluta pode ser arguida por qualquer meio processual, diz STJ

A ação rescisória é suficiente para pedir a nulidade absoluta de um processo, não sendo necessário apresentar ação anulatória. Esse […]
Ler mais...
sex, 04 de março de 2016

TRE/MA julga procedente representação de propaganda irregular contra o PMDB

Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira, 3 de março, a Corte do TRE-MA  julgou procedente a Representação 97-27/14 que […]
Ler mais...
ter, 13 de novembro de 2012

Atendendo MPE, Justiça Eleitoral declara inelegíveis presidentes de cinco partidos de Pedro Afonso

Ao julgar procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo Promotor de Justiça Eleitoral de Pedro Afonso, Luiz […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram