Notícias

Tarcísio Vieira de Carvalho Neto toma posse como ministro substituto do TSE

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: Arquivo TSE

Foto: Arquivo TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, deu posse nesta terça-feira (25) ao novo ministro substituto da Corte na classe dos advogados, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do edifício-sede do Tribunal.

Tarcísio Vieira de Carvalho Neto foi indicado para o cargo pela presidente da República, Dilma Rousseff, no último dia 12. A nomeação do advogado foi publicada na edição do dia 13 de fevereiro do Diário Oficial da União.

O novo membro substituto do TSE foi escolhido em lista tríplice apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e assumiu uma das vagas de ministros substitutos da representação dos advogados na Corte. A outra é atualmente ocupada pelo ministro Admar Gonzaga.

Após empossar Tarcísio Vieira, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, leu breve currículo e enalteceu as qualidades do advogado. O ministro destacou que Tarcísio Vieira mantém “profícua atividade acadêmica”, atuando em diversas instituições de ensino. Lembrou que o novo ministro exerce atualmente o cargo de professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) na área de processos, organização judiciária e prática jurídica.

O ministro Marco Aurélio recordou ainda que ambos foram colegas de estudo na UnB. “Acredite na dimensão possuída, dando o melhor de si como servidor – e todos somos – de nossos semelhantes”, afirmou, ao parabenizar o ministro Tarcísio Vieira e seus familiares.

“De parabéns está a Justiça Eleitoral com a força de seu pensamento, de sua dedicação”, acrescentou o ministro Marco Aurélio para, em seguida, agradecer a presença de todos aqueles que prestigiaram o evento.

O ministro Tarcísio Vieira prometeu muito empenho no novo desafio. “A alegria é muito grande e só é comparável em termos de grandeza com a responsabilidade, momento que se avizinha de muito trabalho, de muita preocupação e é extremamente proveitoso para a Justiça Eleitoral envidar esforços no sentido de tornar o pleito o mais limpo possível”, disse.

“Eu prometo simplesmente bastante trabalho e esforço pessoal, isso não vai faltar. É um desafio completo, é um desafio gigantesco, mas nós esperamos que estejamos à altura dele para dar cabo de tanto trabalho“, afirmou o ministro.

O presidente do TSE conduziu a cerimônia de posse na presença dos ministros da Corte e de diversos convidados. Compareceram à solenidade o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, o vice-procurador-geral eleitoral Eugênio Aragão e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho.

Após tomar posse, o ministro substituto Tarcísio Vieira de Carvalho Neto recebeu os cumprimentos de autoridades do Poder Executivo, do Judiciário, de parlamentares, de acadêmicos, representantes da sociedade civil, advogados e servidores.

Repercussão

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, voltou a ressaltar o conhecimento do novo ministro substituto da Corte. “Foi um advogado eleitoral muito dedicado e respeitado pelos julgadores. É professor, subprocurador do Distrito Federal e tem uma contribuição efetiva a prestar à jurisdição eleitoral.”

O vice-presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, salientou que a fórmula de composição da Justiça Eleitoral é extremamente positiva. “É uma Justiça mista em que figuram, na cúpula, membros do STF, do Superior Tribunal de Justiça e representantes da advocacia. Todos cumprindo mandato temporário, o que impede a partidarização e a politização da Justiça Eleitoral. Essa composição heterogênea é algo extremamente salutar, é um paradigma em termos mundiais.”

O mecanismo do quinto constitucional (reserva de vagas para membros do Ministério Público e da advocacia em tribunais) também foi lembrando pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. “A OAB defende a participação dos advogados em todos os ramos da Justiça porque o advogado é a voz do cidadão perante o Judiciário. Tarcísio, por seu currículo, pela militância no âmbito do TSE, por sua seriedade, dedicação ao trabalho, é um nome à altura dos desafios da magistratura eleitoral que se apresentam especialmente neste ano de eleições gerais”, considerou Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Para o ex-ministro do TSE, Arnaldo Versiani, o novo membro da Corte vai representar muito bem a classe dos advogados. “Tarcísio já vem advogando na Justiça Eleitoral há pelo menos 10 anos, então será uma pessoa de extrema utilidade. Espero que frutifique, cumpra o biênio para compor, então, o segundo biênio e, quem sabe, ser efetivo no TSE”, concluiu.

Perfil

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Tarcísio Vieira de Carvalho Neto é graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual também cursa doutorado na mesma área. É subprocurador-geral do Distrito Federal, professor assistente da Faculdade de Direito da UnB e especialista em Direito Eleitoral. O ministro substituto também é membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Composição

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros titulares – sendo três ministros do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pela Presidência da República –, e sete ministros substitutos, oriundos da mesma origem dos titulares. Os ministros efetivos da classe dos advogados no TSE são Henrique Neves e Luciana Lóssio.

 

Acesso em 28/02/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 04 de julho de 2023

A força da coisa julgada aos olhos do STF: jogando luz sobre o tema

Fonte: Conjur Por Fabio Artigas Grillo, Flávio Augusto Dumont Prado, Flávio Zanetti de Oliveira e Matheus Monteiro Morosini Muito se tem debatido sobre os efeitos […]
Ler mais...
seg, 20 de abril de 2015

Presidente do TSE faz homenagem aos magistrados Xavier de Albuquerque e Paulo Brossard

A sessão plenária desta quinta-feira (16) terminou com uma homenagem aos magistrados Xavier de Albuquerque e Paulo Brossard, falecidos no […]
Ler mais...
qua, 18 de abril de 2018

Plenário do TSE confirma cassação de mandato de deputado estadual do Espírito Santo

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram, por unanimidade, a cassação do mandato do deputado estadual do Espírito Santo […]
Ler mais...
ter, 28 de agosto de 2018

TSE mantém multa de R$ 3,2 milhões ao Facebook por descumprir ordem judicial

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral manteve, nesta terça-feira (21/8), em R$ 3,2 milhões o valor da multa aplicada ao […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram