Notícias

Tribunal cassa mandato de Vereador por infidelidade partidária

domingo, 24 de novembro de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe cassou na sessão ordinária de ontem (17), o mandato de vereador de Adiel Simões de Jesus, do Partido Social Cristão (PSC), do município de Itaporanga d’Ajuda/SE, eleito nas eleições do ano de 2008, por não reconhecer ausência de justa causa para desfiliação partidária.

Acompanhando o parecer do Ministério Público Eleitoral que se manifestou pela procedência do pedido formulado, o tribunal decretou a perda do cargo de vereador exercido por Adiel Simões de Jesus, determinando que a decisão fosse comunicada ao Presidente da Câmara de Vereadores de Itaporanga D`Ajuda/SE, para que a cumpra, empossando o suplente que esteja na primeira posição na ordem de suplência da coligação pela qual concorreu, no prazo de 10 dias.

Adiel Simões, vereador de Itaporanga D’Ajuda/SE, foi eleito pelo PSC no pleito municipal de 2008 e procedeu a desfiliação da agremiação em 05/10/2011.

Foi observado que o vereador protocolou pedido de desfiliação partidária perante o juízo eleitoral de Itaporanga D’Ajuda em 05/10/2011, tendo sido declarada válida, pelo TRE-SE, a sua filiação ao PRP a partir de 07/10/2011, na forma do Acórdão 579/2012, que, julgando Recurso Eleitoral n.º RE 2-52, entendeu não configurada duplicidade de filiação partidária.

Além disso, constatou-se dos dados extraídos do sistema de registro de filiação, que o registro do ingresso do vereador nos quadros do PRP foi operacionalizado pelo grêmio político em 13/10/2011, no período permitido pela legislação eleitoral para envio das listas de filiados.

Nesse ponto, restou evidenciado que, desde o dia 07/10/2011, o cassado, vereador e importante político local, já havia migrado para um segundo partido.

Diante dessa situação, ausente qualquer das hipóteses previstas na Resolução TSE nº 22.610/2007, avistáveis como justa causa para a saída do mandatário da agremiação, o tribunal decidiu pela a decretação da perda do mandato pelo reconhecimento da infidelidade partidária.

 

Acesso em 23/11/2013

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
www.tre-se.jus.br
 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 02 de setembro de 2016

Conheça todo o processo eleitoral, desde o cadastro até a divulgação dos resultados das eleições  

No dia 2 de outubro deste ano, mais de 144 milhões de brasileiros deverão ir às seções eleitorais para votar […]
Ler mais...
sex, 08 de julho de 2016

e-Leitor: Inovações sobre registro de candidaturas à luz da Lei 13.165/2015

Por Vânia Aieta: Professora adjunta de Direito Eleitoral da UERJ, advogada especializada em Direito Eleitoral, presidente da ESDEL (Escola Superior […]
Ler mais...
seg, 18 de julho de 2016

BARREIRA DE INFLUÊNCIA – Partidos não devem receber doações de autoridades públicas, diz PGR

Para a Procuradoria-Geral da República, a proibição de autoridades públicas doarem a partidos políticos, apesar de limitar direito constitucional do […]
Ler mais...
seg, 15 de outubro de 2018

Liminar do TSE autoriza que Garotinho reative seu blog

Por Fernanda Valente Blogs mantidos por pessoas naturais não sofrem a limitação imposta a candidatos e partidos, que devem manter sites […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram