Notícias

TRE confirma cassação do prefeito de Santa Fé de Minas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto:José L. Catanhede/ASCOM/TRE-MG

Foto:José L. Catanhede/ASCOM/TRE-MG

Na sessão desta terça-feira (15), o TRE confirmou, por unanimidade, a cassação do prefeito de Santa Fé de Minas (Norte do Estado), Luiz Flávio Farago (PT), e do vice, Marco Antonio Duma (PRTB), por abuso de poder econômico.

Para o relator do processo, juiz Virgílio Barreto (foto), o vice-prefeito - médico - deixou de observar a efetiva e real desincompatibilização da Prefeitura ao utilizar-se de seus materiais e até mesmo de sua estrutura. Barreto concluiu que tal fato não deixou dúvidas quanto ao comprometimento da normalidade do pleito, caracterizando-se o abuso de poder político e econômico.

A ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo Partido Republicano Brasileiro - PRB e pelo segundo colocado, Ronaldo Soares Campelo (PRB), teve como fato a prestação de atendimento médico gratuito pelo vice, Marco Antonio Duma, durante o período eleitoral, com concessão de licença médica a servidores públicos e utilização da candidatura com o intuito de obter votos para o então candidato a prefeito Luiz Farago.

Na sentença que determinou a cassação do prefeito e vice, o juiz afirmou que: “Logo, seduz e ofende a formação de vontade a ser manifestada no voto, a atuação profissional demonstrada nos autos, inserida em realidade sociocultural de vulnerabilidade e que artificiosamente conquista a adesão do povo em municípios pequenos, como é o caso dos autos.”

A decisão do Tribunal somente será executada após publicação do acórdão do julgamento.

Luiz Flávio Farago, eleito em 2012 com 1.475 votos (50,65%), está no cargo graças a efeito suspensivo concedido pelo juiz eleitoral. O segundo colocado, Ronaldo Soares Campelo, obteve 1.437 votos (49,35%).

Processo relacionado: RE 32944

 

Acesso em 17/10/2013

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
www.tre-mg.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 10 de agosto de 2016

PRE/BA recomenda uso de recursos visuais na propaganda eleitoral para auxílio às pessoas com deficiência auditiva

Documento teve como base resolução do TSE e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência A Procuradoria Regional […]
Ler mais...
ter, 20 de novembro de 2018

Reprovação de contas do TCE não gera inelegibilidade automática, decide TSE

Nem toda rejeição de contas resulta automaticamente na inelegibilidade do candidato. Com esse entendimento, o Tribunal Superior Eleitoral reformou decisão da corte […]
Ler mais...
ter, 28 de agosto de 2018

Prazo para usucapião pode ser completado no decorrer do processo judicial

É possível o reconhecimento da usucapião de bem imóvel na hipótese em que o prazo exigido pela lei para fazer o […]
Ler mais...
sex, 11 de junho de 2021

DF é condenado por profissional não injetar líquido da vacina em idoso

Fonte: Migalhas O Distrito Federal foi condenado a indenizar em R$ 10 mil um idoso por não ter sido aplicado […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram