Notícias

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice de Paes Landim

sexta-feira, 26 de julho de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Gestores são acusados de compra de votos e abuso de poder

O prefeito do município de Paes Landim, Valdivino Dias de Araújo (PRB), teve seu mandato cassado pela Justiça Eleitoral nessa segunda-feira (22), sob a acusação de cometer uma série de ilícitos eleitorais, como compra de votos e abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2012, quando concorria à reeleição.

A ação de impugnação de mandato eletivo (AIME) foi impetrada por Josimá Mauriz da Silva (PSDB), candidato derrotado no pleito realizado em outubro de 2012.

Além de compra de votos, Valdivino é acusado de contratar irregularmente professores substitutos e outros servidores durante o período vedado pela legislação e de pagar consultas e exames médicos para pessoas carentes, sem critérios objetivos e com fins eleitorais. De todas as acusações, apenas esta última foi considerada improcedente pelo juiz Juscelino Norberto da Silva Neto, da 83ª Zona Eleitoral, que julgou a AIME.

O prefeito cassado teria contratado servidores que não eram necessários, exclusivamente com fins eleitoreiros e sem qualquer formalização ou publicidade de tais atos. "A prova maior de que os contratos eram feitos com fins eminentemente eleitoreiros é que não havia qualquer formalidade, nem portaria, nem o termo de contrato, assinado pelo gestor e pelo contratado, muito menos a publicação no órgão oficial (Diário dos Municípios), menos ainda teste seletivo ou concurso público, o que demonstra total desrespeito às normas básicas da Administração Pública, e que a preocupação era apenas o pleito eleitoral que se avizinhava", atesta o juiz, na decisão expedida nessa segunda-feira.

Diante das irregularidades, o magistrado declarou nulos os 1.599 votos obtidos pelo prefeito Valdivino e por sua vice, Vânia Carvalho dos Santos, e determinou a realização de novas eleições no município de Paes Landim, com data a ser definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI).

Além da cassação, os gestores também foram condenados ao pagamento de multa no valor de 15 mil UFIRs e tiveram seus direitos políticos suspensos pelo prazo de oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010).

O juiz Juscelino Norberto lembra na sentença que o município de Paes Landim teve outro prefeito cassado em 2010, sob a acusação de praticar crimes eleitorais semelhantes aos agora atribuídos a Valdivino Araújo, que conseguiu seu primeiro mandato justamente no pleito suplementar realizado por conta da cassação de três anos atrás. "O mais grave e lamentável ainda é que a história recente deste município (no ano de 2010) registra um caso de cassação de mandato eletivo de um prefeito por fatos semelhantes aos relatados nesta ação, ou seja, o uso da máquina administrativa para obter vitória nas urnas", discorre o juiz Juscelino Norberto.

O prefeito Valdivino anunciou que pretende recorrer da decisão junto ao TRE-PI.

 

Acesso em 25/07/2013

 

Leia a notícia completa em:
Portal o Dia
www.portalodia.com

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 05 de abril de 2017

Supremo escolhe candidatos a substituir ministra Luciana Lóssio no TSE

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (5/4) a lista dos candidatos a ocupar a vaga da ministra Luciana Lóssio […]
Ler mais...
seg, 25 de janeiro de 2016

Prefeita e vice de Axixá/MA são mantidos nos cargos

Em julgamento unânime ocorrido nesta quinta-feira (21), os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão negaram provimento ao Recurso Eleitoral […]
Ler mais...
ter, 23 de outubro de 2018

Eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo

O eleitor que não votou no primeiro turno das Eleições 2018, ocorrido em 7 de outubro, poderá votar no segundo […]
Ler mais...
seg, 02 de fevereiro de 2015

Diretórios partidários em Magé perdem direito ao fundo partidário

Os diretórios municipais do Partido Social Cristão (PSC), Partido Progressista (PP) e Partido da República (PR) em Magé tiveram as […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram