Notícias

Castro Meira toma posse como membro titular do TSE

quinta-feira, 09 de maio de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE

Foto: Carlos Humberto./ASICS/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ganhou, na noite desta terça-feira (7), um novo integrante efetivo: tomou posse o ministro Castro Meira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A cerimônia ocorreu no gabinete da presidenta da corte eleitoral, ministra Cármen Lúcia.

Castro Meira foi eleito por aclamação pelo Pleno do STJ, no último dia 20 de março. Além dele, foram eleitos, como membros suplentes, os ministros João Otávio de Noronha e Humberto Martins.

Composição

A composição do TSE é determinada pelo artigo 119 da Constituição Federal. Ele é integrado por sete membros, sendo três escolhidos entre os ministros do STF e dois entre os ministros do STJ, mais dois advogados nomeados pelo presidente da República, escolhidos entre seis indicados pelo STF. Também são eleitos substitutos em número igual por categoria.

Cada ministro deverá compor o TSE por um ou, no máximo, dois biênios. O presidente e o vice devem ser eleitos entre os três ministros do STF. Para corregedor eleitoral é eleito um dos dois ministros do STJ.

Carreira

Natural de Livramento de Nossa Senhora (BA), Castro Meira é mestre em direito pela Universidade Federal da Bahia. É ministro do STJ desde 2003, onde integra a Segunda Turma, a Primeira Seção e a Corte Especial.

Foi juiz do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Presidiu aquela corte no biênio 1993-1994. Na Justiça Eleitoral, já atuou nos Tribunais Regionais Eleitorais de Alagoas, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.

 

 

Leia a notícia completa em:
STJ Notícias
http://www.stj.jus.br
 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 22 de outubro de 2020

União não indeniza político que perde o cargo por condenação da Justiça Eleitoral

Fonte: Conjur A teoria de responsabilidade objetiva do estado, em regra, não é cabível para atos jurisdicionais, salvo em casos […]
Ler mais...
qui, 04 de maio de 2017

Termina na terça-feira (2) prazo para eleitor faltoso regularizar situação

Nesta terça-feira (2) encerra-se o prazo para o eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas […]
Ler mais...
qua, 18 de dezembro de 2013

TRE-MA mantém decisão de primeiro grau que cassou o mandato do vereador Beto Castro

Por maioria (4 a 2), contra parecer do Ministério Público, os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiram manter […]
Ler mais...
seg, 08 de maio de 2023

Vincular salários de deputados estaduais aos de federais é inconstitucional

Fonte: Conjur São inconstitucionais as leis estaduais que vinculam a remuneração dos deputados dos estados aos valores pagos aos parlamentares […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram