Notícias

Anuário da Justiça 2013 e exposição sobre história do voto são lançados no TSE

quinta-feira, 18 de abril de 2013
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto:Carlos Humberto./ASICS/TSE

Foto:Carlos Humberto./ASICS/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inaugurou nesta quarta-feira (17) a exposição “Voto no Brasil: Uma História de Exclusões e Inclusões”. A mostra, organizada em parceria com o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), conta a história das eleições no país com ênfase nas pessoas, sejam elas participantes ou excluídas do processo eleitoral, de 1532 até os dias de hoje. A inauguração da exposição ocorreu junto ao lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2013, editado pela revista eletrônica Consultor Jurídico, também com o apoio FAAP.

Na cerimônia de inauguração da exposição, a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, disse que “a história do poder, que de alguma forma é tratada nesta exposição, dá notícia da exclusão de muitos” e mostra quantos foram discriminados no curso da história por meio de um instrumento – o voto – que deveria ser de inclusão. A ministra Cármen Lúcia lembrou, ainda, que o voto existiu mesmo quando não havia democracia, mas que esta não acontece “sem o voto, porque seria uma democracia sem povo”. E enfatizou que “a democracia é um processo de conquistas e de busca de efetivação das conquistas”.

A presidente do TSE agradeceu a parceria valiosa da FAAP na montagem da exposição, que, em sua visão, cumpre um papel “próprio da Justiça Eleitoral, que é de ir ao cidadão e de se abrir para que o cidadão possa vir e ter conhecimento do que faz a Justiça, de acordo com o que o cidadão precisa”.

Já presidente do Conselho de Curadores da FAAP, Celita Procópio, falou da satisfação em celebrar o lançamento do Anuário junto à exposição, que, segundo ela, tem como foco principal os comportamentos e percursos do fazer eleitoral nacional”. Para Celita Procópio, a exposição atuará como “foco multiplicador e divulgador da história e da cultura brasileira”.

Exposição

A mostra conta com três nichos que se relacionam aos períodos históricos da Colônia, Império e República, retratando as exclusões e inclusões no processo eleitoral em cada época.

Foi montada a partir do acervo pertencente a instituições como o Museu da FAAP, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes e Museu da República, do próprio TSE e também de colecionadores particulares. A exposição reúne objetos, documentos históricos e reproduções de trabalhos de artistas como Aleijadinho, Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Osgemeos, dentre outros nomes da arte brasileira desde o século XVII.

A exposição estará aberta ao público já nesta quinta-feira (18) e até 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. É possível, ainda, agendar visitas guiadas com a Seção de Acervos Especiais ([email protected]) para segundas e quartas, das 17h às 19h.

Anuário

Simultaneamente à inauguração da exposição, foi lançado o Anuário da Justiça Brasil 2013. Para a ministra Cármen Lúcia, o Anuário, “numa trajetória vitoriosa, vem expondo em forma de publicação respeitada no mundo jurídico” o perfil , as decisões, perspectivas e possibilidades do Poder Judiciário brasileiro. Segundo ela, o Anuário é importante já que “o Poder Judiciário cada vez mais se abre à cidadania, e essa porta de entrada haverá de ser permanentemente aberta” para se aprimorar cada vez mais.

Márcio Chaer, presidente do Conselho Editorial da Revista Consultor Jurídico, agradeceu o apoio da FAAP e lembrou que esta edição do Anuário celebra os 25 anos da Constituição Federal e “mostra os efeitos da revolução legal e jurídica deste país”.

Esta é a sétima edição do Anuário da Justiça Brasil, que traz uma análise do ano judiciário de 2012. Mostra ainda números perturbadores quanto à procura pelos serviços judiciais: em 1988, quando foi promulgada a Constituição, 350 mil novas ações deram entrada no Judiciário; em 2012, o número de novos casos na Justiça foi de 26 milhões.

 

Leia a notícia completa em:

TSE

www.tse.jus.br
 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

dom, 03 de novembro de 2013

TRE-DF multa Secretário de Justiça por propaganda eleitoral antecipada

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal condenou, nesta quarta-feira (30/10), o Secretário de Justiça e Cidadania do DF, Alírio […]
Ler mais...
qua, 06 de fevereiro de 2019

Cofins incide sobre receitas de atividades do setor financeiro, diz Carf

Por Gabriela Coelho Receitas financeiras se enquadram no conceito de faturamento e, portanto, estão sujeitas à tributação da Cofins. O entendimento é […]
Ler mais...
seg, 01 de junho de 2015

Plenário do TSE mantém cassação de prefeito de Macarani/BA

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmaram por maioria de votos, na sessão desta terça-feira (26), a cassação de […]
Ler mais...
ter, 30 de maio de 2017

Novidade de PJ como Eireli abre leque de possibilidade de estruturas societárias

Por Fernando Loeser e Rachel Rennó A recente edição da IN 38/2017 pelo Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), tornou possível que […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram