Notícias

6.11.2012 - TRE mantém mandato do vereador Paulinho Serra

terça-feira, 13 de novembro de 2012
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Em decisão unânime (6 a 0), ontem, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve a cadeira ao vereador Paulinho Serra (PSD). O tucanato havia pedido a vaga por suposta infidelidade partidária. Cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Mas não deve ser apreciado até o fim do mandato, em dezembro.

O PSDB andreense acionou a Justiça Eleitoral após o parlamentar deixar a legenda, em julho, quando o diretório municipal preteriu a candidatura ao Paço pela primeira vez na história. Paulinho era o pré-candidato.

Pela Lei Eleitoral, o mandato do vereador pertence ao partido, mas prevê exceções a favor do parlamentar em casos de saída provocada por fusão da agremiação com outra, mudança substancial do programa partidário ou quando houver discriminação pessoal. Este último ponto foi a argumentação usada por Paulinho para vencer o processo.

"Fui perseguido porque a executiva municipal, junto com então coordenador (regional e deputado federal William Dib), criou clima hostil, pois contrariei os interesses pessoais do atual presidente (Ricardo Torres)", explicou Paulinho.

A crise entre ele o e PSDB local foi deflagrada quando houve aproximação dos tucanos com o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), orquestrada por Torres e Dib. Para o chefe do Executivo, seria interessante impedir candidatura do vereador, com intuito de eliminar um concorrente direto ao Paço e, consequentemente, trazer a figura do governador Geraldo Alckmin por sua reeleição, tendo Torres na chapa como vice.

A vice-prefeita e presidente do PTB municipal, Dinah Zekcer, conseguiu se manter no posto e repetir a dobrada vencedora de 2008. Consequentemente, o cenário inviabilizou a aliança no primeiro turno entre PSDB e Aidan e o tucanato andreense se movimentou para aderir a candidatura de Raimundo Salles (PDT), com Torres como vice. Em seguida, Paulinho deixou a sigla e ingressou no PSD.

No segundo turno, o PSDB apoiou Aidan, mas viu o PT, com apoio de Paulinho, vencer o pleito. Para piorar o cenário, a legenda não elegeu nenhum representante na Câmara, feito inédito do partido. Torres não foi encontrado para comentar o assunto.

Leia o original desta notícia em:

Diário do ABC

http://www.dgabc.com.br

Categoria(s): 

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 08 de julho de 2015

Comissão aprova nova eleição em caso de perda de mandato e novas regras para propaganda e fundo partidário

A Comissão Temporária da Reforma Política aprovou, nesta terça-feira (7), três propostas: duas delas restringem o acesso à propaganda partidária […]
Ler mais...
qui, 14 de junho de 2018

Candidato poderá usar recursos próprios em sua campanha até o limite de gastos para o cargo ao qual concorre

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão administrativa desta terça-feira (12), manteve a aplicação, para as Eleições Gerais […]
Ler mais...
sex, 15 de março de 2019

Tribunal desaprova prestação de contas de 2013 do PDT nacional

Por unanimidade de votos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desaprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (14), a prestação de contas […]
Ler mais...
seg, 17 de junho de 2013

Com prefeito cassado, Boa Esperança (SP) terá nova eleição

Os 10.240 eleitores de Boa Esperança do Sul (301 km de São Paulo) voltarão às urnas no dia 4 de […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram