Notícias

TSE reverte multas aplicadas ao senador Fernando Collor e à Gazeta de Alagoas

terça-feira, 19 de maio de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu por unanimidade, na sessão desta terça-feira (12), multas de R$ 25 mil aplicadas ao senador Fernando Collor de Mello e ao jornal Gazeta de Alagoas por suposta prática de propaganda eleitoral extemporânea no primeiro semestre de 2014.

Ao definir as sanções, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) considerou que o site “gazetaweb.com” teria divulgado massivamente, de janeiro a maio de 2014, notícias favoráveis a Collor, com a finalidade de promover sua eventual candidatura ao Senado nas eleições do ano passado.

Na sessão desta noite, o ministro Luiz Fux, relator de recurso (Agravo Regimental) apresentado por Collor e a Gazeta de Alagoas contra as multas, afirmou que a propaganda eleitoral extemporânea é afastada quando há a divulgação de atos parlamentares, desde que não se mencione a possível candidatura ou se faça pedidos de votos.

“No caso sob exame, as notícias veiculadas no sítio eletrônico ‘gazetaweb.com’, a despeito de aludirem ao nome de um dos recorrentes [Fernando Collor], não ensejaram propaganda eleitoral extemporânea, com caráter subliminar e, em consequência, vedada pela legislação”, avaliou o relator.

Segundo o ministro, as referidas notícias revelam exercício legítimo de divulgação pelo periódico dos atos parlamentares e opiniões políticas do então senador, tais como críticas ao excesso da burocracia tributária brasileira, defesa de seguro de vida e assistência à saúde de policiais, defesa de melhorias para profissionais de enfermagem e apresentação de emenda para corrigir distorções nas renegociações de dívidas.

“As notícias divulgadas denotam posicionamentos políticos e ações parlamentares”, acrescentou o ministro Luiz Fux, ao dar provimento ao agravo regimental ajuizado no TSE.

 

Acesso em: 19/05/2015

Leia notícia complete em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qua, 03 de outubro de 2012

A expulsão como causa de pedir da perda do mandato eletivo por infidelidade partidária

  Acesse e faça o download:        
Ler mais...
sex, 23 de agosto de 2013

Corte Eleitoral condena Vagner Sales e José Delmar por conduta vedada

A Corte Eleitoral do Acre julgou em sessão realizada na tarde desta quinta-feira, 22, Recurso eleitoral interposto por Vagner José […]
Ler mais...
qui, 18 de outubro de 2012

VIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça – Fortaleza

Organizador Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade não-governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1999 e que reúne assessores […]
Ler mais...
seg, 30 de setembro de 2019

Projeto libera dinheiro público para pagar multas de candidatos

Aprovado após acordo entre partidos na Câmara dos Deputados na semana passada, o projeto de lei que afrouxa punições e muda regras eleitorais começa […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram