Notícias

Psol perde prerrogativas na Câmara após expulsão de Cabo Daciolo

terça-feira, 26 de maio de 2015
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

A expulsão do deputado Cabo Daciolo (RJ) dos quadros do Psol fez a bancada do partido diminuir de 5 para 4 deputados. A diminuição não é apenas numérica. O partido perde prerrogativas na Câmara, como o direito à liderança. Sem liderança, o representante do partido só pode falar no Plenário uma vez por semana durante cinco minutos. Com a liderança, podia falar 3 minutos por sessão. Agora, o partido também não pode mais apresentar destaques de bancada aos projetos em tramitação.

O líder do partido, deputado Chico Alencar (RJ), afirma que a relação do Psol com o deputado é boa e que a expulsão foi uma derrota para os dois lados, mas representa uma necessidade de manter a coerência do partido.

Religião
Alencar explica que um dos motivos da expulsão foi a apresentação, pelo Cabo Daciolo, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/15, que busca mudar parágrafo do artigo 1º da Constituição, de modo que o texto passaria a ser "Todo o poder emana de Deus, que o exerce de forma direta e também por meio do povo e de seus representantes eleitos, nos termos desta Constituição".

"É bom lembrar que o partido, em nenhum momento, coloca em questão o credo do deputado ou de quem quer que seja. Mas não aceitamos, nessa defesa da liberdade religiosa plena, do direito de crença e de não crença, que quem exerça o mandato público pelo Psol possa querer impor a sua concepção, a sua crença religiosa, a quem quer que seja, além do mais, mudando o texto da Constituição brasileira", diz Chico Alencar.

Militares
O deputado Cabo Daciolo segue seu mandato sem partido. Ele ainda não decidiu se vai recorrer da decisão do Psol. "Eu não posso mudar o que eu sou. Todos sempre souberam que eu falo de Deus, que eu defendo os militares, e eu coloquei uma PEC, e essa PEC diz que todo poder emana de Deus e também através do povo”, afirma.

Daciolo diz que outro motivo que gerou seu afastamento foi a defesa de militares do caso do pedreiro Amarildo. “São 12 militares que estão presos, com prisão preventiva há um ano e sete meses, e eu estou cobrando a definição do caso. Ninguém pode ser tido como culpado sem antes ser tramitado em julgado uma sentença condenatória e, por ter feito essa defesa, eu fui expulso do Psol. Eu fico triste.”

Como a distribuição dos deputados por comissões segue a proporção partidária, o deputado poderia perder suas vagas nas comissões, mas isso não vai ocorrer porque o Psol não deve requerer as vagas a que tem direito. Cabo Daciolo é integrante titular das comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Segundo o Regimento Interno, todo deputado tem direito a participar de pelo menos uma comissão permanente da Câmara, mesmo que o partido quisesse as vagas.

Acesso em: 25/05/2015
Leia notícia completa em:
Câmara dos Deputados
www2.camara.leg.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 10 de dezembro de 2013

Nova Mutum: ex-prefeito é absolvido da acusação de compra de votos

O juiz da 5ª Zona Eleitoral de Nova Mutum, Jacob Sauer, julgou improcedente denúncia do Ministério Público Eleitoral que apontava […]
Ler mais...
sex, 15 de novembro de 2013

TRE-DF abre prazo para diretor-geral do DFTrans apresentar defesa em Representação

O Desembargador Eleitoral Cleber Lopes de Oliveira deu prazo de cinco dias para que o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio […]
Ler mais...
seg, 08 de maio de 2023

Piso nacional para agentes de saúde é constitucional, diz STF, mas falta fixar tese

Fonte: Conjur Por Sérgio Rodas O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou nesta quinta-feira (27/4) a constitucionalidade do piso salarial nacional […]
Ler mais...
qua, 22 de janeiro de 2014

TRE-PR afasta a cassação do Prefeito e Vice-Prefeita de Barra do Jacaré

A Corte, nesta segunda-feira (13), na primeira sessão do ano, por unanimidade, deu parcial provimento a recurso eleitoral para afastar […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram