Notícias

Prefeito, vice e três vereadores de Indiana/SP têm diplomas cassados

sexta-feira, 25 de julho de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia
Foto: Arquivo TRE-SP

Foto: Arquivo TRE-SP

Na sessão desta quinta-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) confirmou a sentença do juízo da 71ª Zona Eleitoral – Martinópolis - que cassou os diplomas do prefeito reeleito de Indiana, Antonio Poleto (DEM) e dos vereadores Marcelo Brazero Zaneti (PMDB), Marcos Aurélio Fontolan (DEM) e Carlos Adriano Silva Lopes (PP) por abuso de poder econômico e político. A Fontolan também foi imputado o ilícito de captação de sufrágio (compra de votos). O diploma do vice-prefeito, Sergio Previato (DEM), foi cassado já que a chapa é una e indivisível.

Segundo o julgamento, os acusados desvirtuaram programas de benefícios da Assistência Social da Prefeitura (medicamentos e vales para troca de produtos) para angariar vantagens eleitorais. Para o relator, des. Mário Devienne Ferraz, a máquina pública foi colocada a favor da campanha dos candidatos, quebrando a isonomia entre os concorrentes.

A Corte atendeu em parte os recursos somente para afastar a inelegibilidade por 8 anos e a acusação de uso indevido dos meios de comunicação. O vereador Paulo de Tarso Stuani (DEM), também parte na ação, teve o recurso provido integralmente e foi mantido no cargo, por falta de provas.

O relator determinou que a Zona Eleitoral seja comunicada do inteiro teor do acórdão assim que ele for publicado. A votação foi unânime. As ações foram propostas pelo Ministério Público Eleitoral.

O município de Indiana possui 4.486 eleitores. Poleto e Previato foram eleitos com 2.002 votos (54,67% dos votos válidos) pela coligação Indiana para Todos (PP/PDT/PMDB/DEM e PT).
Cabe recurso ao TSE.

 

Acesso em 25/07/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
www.tre-sp.jus.br

 

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 23 de julho de 2021

Turma afasta responsabilidade de cirurgião por erro de anestesista que levou paciente a estado vegetativo

Fonte: STJ Para a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o médico-cirurgião, ainda que seja o chefe da […]
Ler mais...
ter, 15 de agosto de 2017

STF suspende nomeação de mulher e filho de prefeito de Touros (RN) para secretários municipais

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar para suspender a eficácia de portarias do prefeito do […]
Ler mais...
sex, 13 de junho de 2014

Prazo para convenções partidárias para escolha de candidatos inicia nesta terça-feira

Conforme o calendário eleitoral das eleições gerais deste ano, 10 de junho passa a ser um dia importante para este […]
Ler mais...
qua, 06 de agosto de 2014

TRE/AC esclarece regras da propaganda

O Juiz da 10ª Zona Eleitoral do Acre, Anastácio Lima de Menezes Filho, reuniu-se na manhã de sexta-feira, 1, no […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram