Notícias

Ministro nega direito de resposta a Marina Silva sobre o pré-sal

segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga julgou improcedente uma representação em que Marina Silva, candidata à Presidência da República, pedia direito de resposta na propaganda de Dilma Rousseff, candidata à reeleição.

Marina Silva alegou, no processo, que o programa eleitoral de Dilma levou aos eleitores “conteúdo sabidamente inverídico” ao afirmar que ela seria contra a exploração do petróleo pelo pré-sal, o que causaria uma perda de um trilhão e trezentos bilhões de reais que seriam destinados a investimentos na saúde. Ao final da propaganda, Dilma aparece afirmando que “ser contra o pré-sal é ser contra o futuro do Brasil”. Essa propaganda foi veiculada no dia 6 de setembro, às 13h e às 20h30, em rede nacional de televisão.

Em sentido contrário, Marina Silva afirma na representação que o seu programa de governo prevê, expressamente, a aplicação dos recursos oriundos dos royalties de petróleo e do pré-sal em investimentos na saúde e educação.

Ao negar o pedido, o ministro Admar Gonzaga destacou que o artigo 58 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) assegura o direito de resposta a candidato, partido ou coligação atingidos por conceito, imagem ou afirmação sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social. Porém, a concessão do direito de resposta pressupõe a divulgação de mensagem ofensiva ou afirmação sabidamente inverídica, ou seja, que não dependa de investigação e que ultrapasse o limite de debate político apropriado.

“A inverdade, portanto, deve ser manifesta, incontestável, premissa que não vislumbro na espécie”, afirmou o relator em sua decisão.

Na opinião do ministro, não é possível extrair que a propaganda de Dilma teria divulgado “fato sabidamente inverídico na acepção conferida à espécie pela jurisprudência desta Corte, com ofensa à imagem ou à candidatura da representante [Marina Silva]”.

 

Acesso em 15/09/2014

 

Leia a notícia completa em:
Tribunal Superior Eleitoral
www.tse.jus.br

 

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

sex, 12 de junho de 2020

Terceira Turma aplica enunciado do FPPC em controvérsia sobre direito intertemporal na transição para o novo CPC

Fonte: STJ A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aplicou o Enunciado 530 do Fórum Permanente de Processualistas […]
Ler mais...
seg, 15 de agosto de 2022

Candidata que não comprovou gastos em 2018 terá de devolver R$ 49 mil

Fonte: TSE O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, nesta quinta-feira (4), a desaprovação das contas de campanha de […]
Ler mais...
sex, 01 de junho de 2018

Justiça Eleitoral testa sistema de prestação de contas das Eleições 2018

Terminou hoje (25) a segunda edição de 2018 do Teste em Campo do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). […]
Ler mais...
seg, 20 de maio de 2019

Jurisprudência do STJ delimita punições por litigância de má-fé

Fonte: Conjur  - www.conjur.com.br Quando o assunto é litigância de má-fé, o Superior Tribunal de Justiça tem diversos entendimentos que delimitam […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram