Notícias

PF divulga balanço de investigações eleitorais, e TSE defende urna eletrônica

segunda-feira, 22 de outubro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por Gabriela Coelho

A desinformação que visa o descrédito há de ser combatida com informação transparente. Não há fraudes nas urnas eletrônicas há 22 anos. Assim se posicionou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Rosa Weber, em coletiva realizada neste domingo (21/10), em Brasília.

A presidente da Corte Eleitoral afirmou que a justiça eleitoral não tem partido. “A justiça eleitoral não é espectadora nem.parte interessada. A justiça eleitoral tem posição institucional isenta e não combate boatos com boatos e sim com ações judiciais”, disse.

Em relação às denúncias de fraude nas urnas, a ministra destacou que elas não possuem base empírica e pediu confiança na justiça eleitoral “São resultados impactantes sem compromisso com a verdade. O sistema eletrônico é auditável e qualquer fraude deixaria digitais. Confiem na Justiça Eleitoral, que é a melhor arma do eleitor e um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro”, disse.

Ordem Pública
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, apresentou um balanço das eleições. Até este domingo,  no âmbito da Polícia Federal, foram lavrados 245 termos circunstanciados, 469 inquéritos, 266 pessoas foram apreendidos por propaganda ilegal, propagação de Informação falsa e compra de votos.

O ministro também apresentou 14 casos selecionados que tiveram grande repercussão, como o eleitor que votou com um simulacro de arma de fogo. “Essa pessoa foi investigada e já foi indiciada. Em sete dias, outros casos de incitação ao estupro, fraude em urna e ameaças à presidente da Corte também já foram identificados e indiciados. Não há anonimato para a Polícia Federal e quem decide é a Justiça Federal”, disse.

Em relação à suposta denúncia de caixa 2 contra o candidato  à Presidência da República, Jair Bolsonaro, o ministro informou que investigação foi instaurada pela Polícia Federal para apurar o uso de envio em massa de mensagens ofensivas a candidatos à Presidência da República vai transcorrer em sigilo. "O inquérito está aberto, mas por determinação do presidente está decretado o sigilo dos autos", disse.

Desordem Informativa
O vice-procurador do Ministério Público Federal, Humberto Jacques, chamou os episódios de supostas fraudes de “desordem informativa”. “Em uma democracia, todos querem saber versões e fatos. A urna é fidedigna e não há nada que possa preocupar o cidadão comum. Não é mais mostrar a verdade, agora é responsabilizar pessoas”, disse.

O representante do MPF ainda destacou que em todas as urnas havia um lacre com a assinatura do MPF e nenhuma teve o lacre violado. “No dia da eleição no primeiro turno, houve uma auditoria em cada estado em tempo real. As urnas foram sorteadas aleatoriamente e nenhum problema de fraude foi constatado”, disse.

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 03 de junho de 2021

Prefeito reeleito é multado por conduta vedada em ano eleitoral

Fonte: TRE-SP Nesta quinta-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo aplicou multa ao prefeito reeleito de Piracaia, José […]
Ler mais...
seg, 25 de fevereiro de 2019

TJ define os dois desembargadores que vão atuar no TRE

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa Farias foram escolhidos pelo Tribunal Pleno […]
Ler mais...
qua, 12 de setembro de 2018

PT anuncia substituição de candidatura de Lula por Haddad

Por Mariana Oliveira Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, foi confirmado candidato oficial do PT à presidência ao lado da vice […]
Ler mais...
qui, 25 de junho de 2020

Adiamento das eleições para 15 e 29 de novembro é aprovado no Senado

Fonte: Senado O Plenário do Senado aprovou em votação remota o adiamento para os dias 15 e 29 de novembro, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram