Notícias

TSE manda eleitor apagar postagem ofensiva a Bolsonaro no Facebook

segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por Gabriela Coelho

Por entender que houve afronta aos limites da liberdade de expressão, o ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou, nesta sexta-feira (21/9), que um usuário do Facebook exclua postagem ofensiva a Jair Bolsonaro.

Nas postagens, foram atribuídas ao candidato à Presidência pelo PSL as frases “O nordestino é tão burro que nem sabe falar Haddad e riuuu” e “Não preciso votos de Nordestinos”.

Horbach manteve o entendimento de que as mensagens ultrapassam limites da liberdade de expressão, na medida em que formulam fatos distorcidos da realidade e com relevante conteúdo discriminatório atribuído ao político. “Mostra-se clara a intenção do primeiro representante em propagar falsidades, extravasando os limites do direito à livre opinião”, disse.

Segundo o ministro, as frases têm potencial lesivo à honra do candidato. “As postagens impugnadas atribuem ao segundo representante manifestações que se apresentam como completamente implausíveis, já que nenhum candidato desprezaria os votos de região que — segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral — conta com 26,6% dos eleitores brasileiros. Ademais, o material questionado imputa a Jair Messias Bolsonaro afirmações que lhe associam à discriminação por origem regional, o que inegavelmente é ofensivo à sua honra”, afirmou.

Horbach destacou ainda que a legislação assegura a livre manifestação de pensamento do eleitor na internet, a qual é passível de limitação “quando ocorrer ofensa à honra de terceiros ou divulgação de fatos sabidamente inverídicos”.

Em nota, a advogada de defesa do candidato do PSL Karina Kufa afirmou que “é importante que o eleitor saiba quais as suas limitações legais, não se pode usar as redes sociais para trazer notícias falsas ou macular a honra de candidatos. A liberdade de expressão deve ser preservada, portanto, sem ferir outros direitos igualmente importantes”.

Ilícito eleitoral
No pedido original, a defesa alegou que as frases jamais foram proferidas por Bolsonaro, o que corrobora a comprovação da tentativa de prejudicar sua campanha perante os nordestinos, estando referida publicação muito além da liberdade de expressão, mas, sim, configurando verdadeiro ilícito eleitoral.

“Evidente que tal conduta, falsear a verdade, para atacar a imagem do segundo Representado, tem o condão de desequilibrar a disputa eleitoral, ofendendo, assim, a lisura e a moralidade do pleito, caracterizando evidente e ilícito Fake News”, afirmou a defesa.

Rep. 0601066-30.2018.6.00.0000

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 04 de maio de 2017

TSE determina nova eleição para prefeito em Mairinque (SP)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou por maioria de votos, na sessão desta terça-feira (2), a realização de nova eleição […]
Ler mais...
qua, 01 de novembro de 2017

TSE consegue fiscalizar políticos de mil faces nas redes?

Por Felipe Recondo e Iago Bolivar. As campanhas eleitorais brasileiras, embora caríssimas, estão há décadas ancoradas em veiculação gratuita de […]
Ler mais...
sex, 14 de julho de 2017

TRE-BA realizará sessão histórica em Ilhéus

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará no próximo dia 2 de agosto sessão de julgamento em Ilhéus. Essa […]
Ler mais...
sex, 25 de outubro de 2013

EJE-PB abre inscrições para curso de processo eleitoral para acadêmicos de Direito

A Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE-PB), vinculada à Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), abriu inscrições para […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram