Notícias

TRE-SP autoriza impulsionamento de propaganda por Doria no YouTube

segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Por Gabriela Coelho

Por falta de provas, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo reverteu, na quinta-feira (20/9), liminar que suspendeu propaganda eleitoral da coligação de João Doria por ver direcionamento irregular de buscas no YouTube.

Na decisão de quinta, o juiz auxiliar da propaganda, desembargador Paulo Galizia, reconheceu a ausência de irregularidade. “Diante da falta de prova de que os representados contrataram as palavras-chaves ‘partido dos trabalhadores’ e que o anúncio a qual remetia era irregular, a improcedência da representação é medida que se impõe”, disse.

Em decisão anterior, do dia 12, o desembargador observou que ficou demonstrado que, ao buscar pela palavra-chave “partido dos trabalhadores” no YouTube, obteve como resultado, em primeiro lugar, um anúncio de 32 segundos com o título “Gestão Transparente e Eficiente – João Doria”.

“De modo que, concluiu-se pelo uso da nomenclatura do partido adversário para obter direcionamento de resultados em aplicação de buscas na internet, causando desvantagem na corrida eleitoral perante os eleitores que buscam por este partido no Youtube”, disse o desembargador.

No entanto, o Google, responsável pelo canal, afirmou que “em análise preliminar da conta não identificou a utilização da palavra-chave 'Partido dos Trabalhadores'”.

Em nota, os advogados de defesa da coligação de João Doria, Tony ChalitaFlávio Henrique Costa Pereira, afirmaram que o direcionamento irregular nunca aconteceu. “A compra de impulsionamento é legítima e trabalhador é uma palavra convencional”, disseram.

Clique aqui para ler a decisão.
0605752-42.2018.6.26.0000

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 30 de janeiro de 2014

Propaganda irregular: vice-governador é multado pela segunda vez em uma semana

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) multou na sessão desta quarta-feira (29) o vice-governador do Rio, Luiz […]
Ler mais...
sex, 04 de julho de 2014

A partir de 5 de julho aumentam as condutas vedadas a agentes públicos

Faltando três meses para a realização das Eleições Gerais de 2014, a partir de 5 de julho, várias práticas são […]
Ler mais...
seg, 24 de setembro de 2018

Bolsonaro é autor de 9% das ações de políticos para remoção de conteúdo em 2018

Com 23 ações de um total de 250 ajuizadas em 2018, o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) lidera o […]
Ler mais...
sex, 24 de abril de 2020

Ação de ressarcimento ao erário baseada em decisão de Tribunal de Contas é prescritível

Fonte: STF Por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que é prescritível a ação de ressarcimento ao […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram