Notícias

Bolsonaro faz transcrição errada de jingle do PT e TSE extingue representação

segunda-feira, 24 de setembro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou extinta representação apresentada por Jair Bolsonaro (PSL) contra a coligação do PT por supostamente apresentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato. O relator, ministro Carlos Horbach, explicou que inicialmente havia deferido uma liminar favorável a Bolsonaro por ter sido induzido ao erro pela petição inicial protocolada pelo candidato.

Na peça, os advogados do candidato do PSL afirmaram que o jingle divulgado pelo PT em propaganda na TV tinha o refrão “olha Lula lá”, enquanto, na verdade, o cântico dizia “olha ele lá”. Além disso, o vídeo dizia “chama que o 13 dá jeito” e não “chama que o homem dá jeito”, como informava a transcrição constante na petição.

Horbach deu a liminar em 7 de setembro, mas, na semana seguinte, acolheu parecer do Ministério Público Eleitoral que alertou para erros na peça apresentada pelos advogados de Bolsonaro e julgou extinto o processo.

“O exame da peça publicitária efetivamente divulgada evidencia que seu conteúdo difere significativamente da degravação constante da inicial, nos termos explicitados pela representada em sua contestação”, alegou o MPE.

Assim, o ministro suscitou o artigo 330 do Código de Processo Civil que determina que peças em que a “narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão” são consideradas ineptas e não podem sequer ter julgamento de mérito.

Nesta quinta-feira, todos ministros seguiram o voto do relator, que voltou a falar dos erros na representação apresentada. “As alterações feitas na degravação são bastante substanciais.São alterações significativas que induziriam o julgador a acreditar que se estava fazendo propaganda em desconformidade ao decidido nessa Corte no registro de candidatura”.

Acesse o conteúdo completo em www.jota.info

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

qui, 30 de março de 2023

Reclamação ao STJ por descumprimento de IAC não depende de decisão de tribunal

Fonte: Conjur Não se exige o esgotamento das instâncias ordinárias como pressuposto para o conhecimento da reclamação fundamentada em descumprimento […]
Ler mais...
qui, 15 de agosto de 2013

TRE-RS determina cassação de diploma de vereador de Porto Alegre

Em sessão desta terça-feira (13), o Pleno do TRE-RS determinou a cassação de diploma do vereador Cássio Trogildo (PTB), de […]
Ler mais...
sex, 16 de julho de 2021

Projeto da Câmara limita poderes de fiscalização e de intervenção do TSE

Fonte: Veja Não foram poucas as vezes em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entrou em rota de colisão com […]
Ler mais...
qui, 15 de abril de 2021

Execução extrajudicial de dívidas hipotecárias é constitucional

Fonte: STF O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento de dois Recursos Extraordinários, reafirmou jurisprudência da Corte para […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram