Notícias

Governador do Maranhão e mais três são multados por propaganda antecipada

sexta-feira, 20 de julho de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiu, por unanimidade, multar em R$ 5 mil a quatro pré-candidatos por propaganda eleitoral antecipada. Foram multados os candidatos a governador Flávio Dino (PCdoB) e Maura Jorge (PSL) e Duarte Júnior (PCdoB) e Samoel Campelo (PHS), que concorrem a deputado estadual e senado, respectivamente.

Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, Duarte Júnior usou uma página pessoal na internet e o Facebook para publicar vídeos sobre o evento de lançamento de sua pré-candidatura, em abril deste ano.

O evento contou com a presença do atual governador e pré-candidato à reeleição, Flávio Dino, que falou ao público que estava ali para pedir que a população não só votasse, como também fizesse campanha.

O relator do caso, desembargador Cleones Cunha, entendeu que alusão à pretensa candidatura e a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e determinados atos que podem ter cobertura da imprensa, inclusive via internet, evidenciam propaganda antecipada, mesmo que não incluam “pedido explícito de voto”.

Já no caso de Maura Jorge e Samoel Campelo, a Procuradoria apontou que Maura usou outdoors em locais que tem grande circulação em  São Luís (MA), e que isso é vedado pela legislação eleitoral.

A publicidade apresentava Maura Jorge e Samoel Campelo, ao lado do pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, com a frase: “Todo apoio aos pré-candidatos”.

De acordo com a Procuradoria, a ação constitui indisfarçável propaganda eleitoral extemporânea, com o propósito de introduzir sua imagem, desde já, ao eleitorado, para captar votos previamente. Com isso, além do pagamento da multa, os candidatos foram condenados a remover todos os outdoors no prazo de dois dias. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF-MA.

Acesse o conteúdo completo em www.conjur.com.br

Categoria(s): 
,
Tag(s):
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

ter, 25 de julho de 2017

Congresso enfrenta reforma política após recesso

Senadores e deputados voltam do recesso no dia 1º de agosto com um tema polêmico e urgente na pauta: a […]
Ler mais...
qua, 04 de setembro de 2019

Com cláusula de barreira, deputado quer saber abrangência para mudar de partido

Fonte: Conjur Para saber a partir de quando o parlamentar pode deixar o partido que não atingiu cláusula de barreira, […]
Ler mais...
ter, 01 de fevereiro de 2022

Incentivo de ICMS é subvenção de investimento e, portanto, não tributável

Fonte: Conjur Benefícios de ICMS concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal são considerados subvenções para investimento. Assim, a 1ª Turma da Câmara Superior […]
Ler mais...
seg, 28 de outubro de 2019

Arquivada ação que apontava favorecimento da TV Record a Jair Bolsonaro durante campanha

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou, na manhã desta quinta-feira (24), o julgamento de uma ação que pedia […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram