#GRAnaMídia

Justiça suspende cartilha pedagógica anti-Rollemberg em escolas do DF

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

Justiça do Distrito Federal suspendeu nesta sexta-feira (23), em caráter de urgência, a divulgação da cartilha pedagógica de oposição ao governador Rodrigo Rollemberg (PSB) criada pelo Sindicato dos Professores do DF. A campanha política fora das escolas continua liberada.

Na decisão, o juiz afirma que o material didático é "manifestamemente abusivo e ilícito" e, por isso, também proíbe que os sindicalizados façam uso dele sala de aula. O Sinpro informou ao G1 que retirou a cartilha do site, mas que vai recorrer da decisão.

"Diferente do governador que não cumpre decisão judicial e lei. Ainda nem fomos notificados, mas, mesmo assim, já cumprimos a sentença, que é orientar os professores a não utilizarem a cartilha nas escolas e o link foi desabilitado do site na madrugada", disse o diretor do Sinpro-DF, Cláudio Antunes.

"E a campanha continua fora dos muros da escola."

Trecho da cartilha de oposição ao governador Rodrigo Rollemberg lançada pelo Sinpro-DF (Foto: Reprodução)

Intitulada "E agora, Rodrigo?", a campanha sugeria que os professores aplicassem a cartilha a crianças de 4 a 8 anos. Uma das atividades propostas era que os estudantes fizessem um paralelismo entre os poemas "José", de Carlos Drummond de Andrade, e "E agora, Rodrigo?", do Sinpro.

Agora, com a decisão do juiz Luis Carlos de Miranda, a cartilha deve ser retirada de "qualquer meio (eletrônico ou físico)", incluindo o site do sindicato. O magistrado afirma que a intenção de divulgá-la nas escolas representa um "total desvirtuamento da função dos professores em sala de aula".

"O papel do professor é mostrar [aos alunos] as possibilidades, caminhos ou visões diferentes, e não agir como pretendido pelo Sindicato réu."


Trecho da cartilha de oposição ao governador Rodrigo Rollemberg lançada pelo Sinpro-DF (Foto: Reprodução)

O juiz ainda reforça que é direito assegurado pela Constituição Federal a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber” e o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”.

"O ambiente escolar sadio deve ser promotor de debate, de incentivo à pesquisa e à busca do conhecimento, da autonomia e da independência, com o objetivo de formar cidadãos conscientes."

Fora da escola, pode
A decisão do Tribunal de Justiça do DF desta sexta-feira proibe apenas a divulgação e utilização da cartilha pedagógica criada pelo Sindicato dos Professores. A campanha de cunho político, no entanto, não será afetada.

"Isso porque, em princípio, os materiais de divulgação da campanha – à exceção da referida cartilha – não afrontam aos direitos de personalidade do autor [Rollemberg]", explicou o juiz na decisão.

A campanha "E aí, Rodrigo?", que incluía a cartilha, começou em novembro do ano passado. Naquele momento, o sindicato espalhou uma série de cartazes por outdoors, paradas de ônibus e espaços públicos da capital com o mesmo slogan – sem assinatura ou qualquer identificação da entidade.

Quase três meses depois, no fim de janeiro, o Sinpro apresentou o projeto aos professores em vídeos divulgados em redes sociais como a "fase interativa" da campanha que podia ser "ajustada para as atividades pedagógicas".

"As pessoas acham que a gente só pensa em salário, mas nossas ações estão focadas em projetos de qualidade, mas precisamos de condições [para trabalhar]", afirmou o diretor do Sinpro Cláudio Antunes.

Fonte: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/justica-suspende-cartilha-pedagogica-anti-rollemberg-em-escolas-do-df.ghtml

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 13 de fevereiro de 2023

Bolsonaro gastou ao menos R$ 697 mil em campanha com cartão corporativo

Fonte: UOL O UOL identificou notas fiscais pagas com o cartão corporativo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que totalizam até […]
Ler mais...
seg, 21 de agosto de 2017

Sem dolo, falta de gasto com educação não torna prefeito inelegível, decide TSE

O Tribunal Superior Eleitoral confirmou o registro de candidatura da prefeita eleita de Reginópolis (SP) e a manteve no cargo. […]
Ler mais...
ter, 16 de agosto de 2022

Mulheres estão em 52% das chapas para governos, mas maioria é vice

Fonte: Folha de São Paulo Quatro anos após a definição de uma cota de 30% do fundo eleitoral para candidaturas […]
Ler mais...
ter, 12 de abril de 2022

Entenda o que pode e o que não pode ser feito na pré-campanha eleitoral

Fonte: Jota A edição do festival Lollapalooza deste ano foi alvo de uma decisão liminar do ministro Raul Araújo, do Tribunal […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram