Notícias

TSE concede liminar para suspender a execução de cassação antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração

segunda-feira, 21 de agosto de 2017
Postado por Gabriela Rollemberg Advocacia

O ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a permanência da prefeita de Planalto da Serra, Angelina Benedita Pereira (PSDB), e do vice Marco Antônio Sampaio Rodrigues (PHS), em seus respectivos cargos.

A decisão foi proferida no fim da tarde desta sexta (18) e atende ao pedido da gestora, que busca combater decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que manteve a cassação dos mandatos dos políticos e a imediata saída da Prefeitura.

A prefeita é acusada de contratar o odontólogo João Dantas para proceder a extração de moldes de próteses dentárias, sem que para tanto tivesse sido realizado prévio procedimento licitatório. Na ocasião, foram feitos mais de 200 moldes.

No pedido ao TSE, Angelina Pereira e seu vice apontam supostas “obscuridades e contradições” na decisão proferida pelo Pleno do TRE na última quarta (16). “Asseveram o cabimento do em virtude do ato supostamente abusivo e ilegal do writ, Regional ao determinar a imediata retirada dos Impetrantes dos cargos para os quais foram eleitos, sem que tenha havido a publicação do acórdão resultante do julgamento dos aclaratórios”, diz trecho do pedido.

Além disso, os gestores alegam que buscam a garantia de um julgamento justo em que sejam assegurados a ampla defesa e o contraditório.

Em sua decisão, Fux afirma que o TSE tem o entendimento de que o cumprimento imediato do afastamento de gestores deve aguardar a publicação da decisão de eventuais embargos, se esgotando as possibilidades de recursos.

“Destarte, a concessão de tal medida, visa a assegurar o direito líquido e certo in limine litis, da Impetrante, a fim de se evitarem a subtração, ainda que provisória, do exercício do mandato eletivo e as sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo, as quais gerariam incertezas na população local e indesejada descontinuidade na gestão administrativa da municipalidade”, declara.

Desta forma, o ministro determinou que Angelina Pereira e Marco Antônio retornassem aos cargos, até que o TSE análise o mérito do recurso que pede a revogação das cassações.

Fonte:

RD News

http://www.rdnews.com.br

Acesso em: 21/08/2017

Categoria(s): 
Tag(s):
, , , , , ,

#GRAinforma

Notícias relacionados

seg, 01 de abril de 2019

Tribunal reverte cassação do prefeito de Areia Branca (SE)

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu a cassação dos mandatos do prefeito de Areia Branca (SE), Alan Andrelino […]
Ler mais...
seg, 10 de setembro de 2018

“A igualdade de gênero na política deve ser levada a sério de uma vez por todas”

Uma das grandes novidades das eleições 2018 é o Fundo Eleitoral – recurso público que já está sendo utilizado para […]
Ler mais...
sex, 02 de outubro de 2020

Inédito: Construtora é condenada com base na LGPD por compartilhar dados de comprador de imóvel

Fonte: Migalhas A juíza de Direito Tonia Yuka Koroku, da 13ª vara Cível de SP, baseou-se na LGPD para condenar […]
Ler mais...
sex, 10 de maio de 2013

Mantida aprovação das contas de campanha de Hélio Costa ao governo de MG

Candidato a governador de Minas Gerais pelo PMDB em 2010, Hélio Costa teve a aprovação de suas contas de campanha, […]
Ler mais...
cross linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram